Imprimir

Esta tarde foram várias as ignições registadas no concelho da Sertã e na região, tudo em povoamento florestal.
A esta hora (16:17), as ocorrências em Rolã (Palhais) na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais (UFCBNP) e no concelho de Vila de Rei, na freguesia de Fundada (foto ao lado) são as que mais preocupam.
No primeiro caso estão empenhados 123 operacionais, 28 viaturas e oito meios aéreos.
Na ocorrência de Vila de Rei estão no terreno 96 operacionais e 27 viaturas e três meios aéreos.

Entretanto, às 16:16 outro foco surgiu em Mosteiro de S. Tiago, Várzea dos Cavaleiros que tanto aparece como desaparece do sítio da Proteção Civil.

A Rádio Condestável está em direto de alguns locais com apontamentos de reportagem.

Planos Municipais de Emergência da Sertã e Vila de Rei foram acionados.

Atualização às 16:45-  Na fundada Vila de Rei os meios foram reforçados para 156 viaturas, 48 operacionais e três meios aéreos. Na Rolã UFCBNP os meios foram reduzidos para 114 homens, 32 viaturas e seis meios aéreos.

Atualização às 17:05- A povoação de Cardiga Fundeira, perto da Cumeada está a viver um momento difícil, conforme constatou da reportagem da Condestável, embora os populares devam estar protegidos ou retirados. Entretanto o trânsito na EN n.º 2 foi cortado entre os nós da Cumeada e Fundada. Os meios foram reforçados na ocorrência que teve início na Rolã para 200 homens, 51 viaturas. Mantêm-se os seis meios aéreos.

Atualização às 17:40- No concellho de Vila de Rei, o parque de campismo da praia do Bostelim foi evacuado por precaução. Cerca de 70 pessoas foram assim retiradas do local. Evacuada foi atmbém a localidade de Monte Novo, na freguesia da Fundada. Na ocorrência que se iniciou na Rolã, constitui neste momento preocupação a povoação de Castanheiro Pequeno para onde o fogo se dirigirá.

Atualização às 19:15-Entretanto, numa ignição ocorrida em Pombas, nas imediações da Sertã, estão 11 homens, uma viatura e um meio aéreo. Quanto ao incêndio que teve início na Rolã, UFCBNP, viu os meios serem reforçados por 220 operacionais, 58 viaturas e nove meios aéreos. No incêndio que teve início na Fundada estão nesta altura 276 operacionais,81 viaturas e quatro meios aéreos, informações patentes no sítio da ANEPC que está constantemente a colapsar. Sabe-se que com a chegada da noite os meios aéreos deixam de atuar mas a descida da temperatura também pode ajudar os bombeiros. O fogo da Rolã passou para o lado do Nesperal e em Casal do Diabo a situação não está a evoluir favoravelmente.

Atualização às 19:30- Colisão fere dois bombeiros. Segundo a presidente da UFCBNP, em declarações à Condestável, ocorreu já esta tarde uma colisão envolvendo uma viatura dos bombeiros de Cernache do Bonjardim e um ligeiro. De acordo com Filomena Bernardo, desta colisão ocorrida pelas 17:50, resultaram dois feridos leves, bombeiros, que foram assistidos no Serviço de Atendimento Permanente da Sertã. Contráriamente ao que informámos e por lapso do sítio da ANEPC não há qualquer incêndio em Cruz do Fundão, Troviscal. Segundo o CDOS de Castelo Branco tanto o incêndio que começou na Rolã, como o de Vila de Rei, têm neste momento duas frentes ativas.

Atualização às 22:00- A situação apresenta-se muito complicada tanto em Vila de Rei como na Sertã. O incêndio que teve início na Fundada já passou para o concelho de Mação. Quanto à Sertã as zonas mais complicadas serão as de Chão da Telha e Marmeleiro. Está marcado para as 24:00 um briefing com a Proteção Civil para fazer o ponto da situação destes dois incêndios.

Atualização às 0:20 de domingo-No briefing realizado na Sertã, agora terminado, ficou a saber-se que no tocante ao incêndio que teve o seu início na Rolã, 90% do seu perímetro encontra-se consolidado. Mais preocupante é a situação de Vila de Rei devido à orografia do terreno. Quanto ao incêndio de Vale da Cova, Mosteiro de S.Tiago, na freguesia de Várzea dos Cavaleiros, encontra-se 50% dominado. Aguarda-se agora por novo briefing que deverá ocorrer às 8:00 da manhã.

Atualização às 8:30- Após o briefing realizado esta manhã constatou-se que a situação está mais calma. Estão dominados os incêndios de Mosteiro de S. Tiago e da Rolã. Quanto ao de Vila de Rei continua ativo, tanto neste concelho como no de Mação.

 

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
5944
Ontem
13541
Este mês
263926
Total
27805143
Visitantes Online
35