Imprimir

Estão abertas as inscrições, até dia 23 de agosto, para os jovens em idade ativa que se pretendam dedicar à atividade de produção de leite e/ou queijo com denominação de origem protegida (DOP) Beira Baixa.

Os interessados podem formalizar a sua inscrição na Escola de Pastores, uma iniciativa coordenada pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, promovida pela associação InovCluster e integrada no projeto “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro”. O objetivo é contribuir para a valorização económica da fileira dos queijos DOP da Região Centro que, para além da Beira Baixa, integra a Serra da Estrela e Rabaçal.
Conforme divulga a Câmara Municipal de Proença-a-Nova na sua página da internet, a formação terá a duração de quatro meses, com início a 23 de setembro, e terá 410 horas de componente prática e 150 horas de componente teórica, com as aulas a decorrerem na Escola Superior Agrária de Castelo Branco e a componente prática nos concelhos de Castelo Branco, Penela e Fundão. “O objetivo geral da criação das Escolas de Pastores prende-se com o desenvolvimento de um programa de formação que permita não só o reforço desta profissão, bem como a promoção da inovação e conhecimento dentro da fileira dos queijos DOP da Região Centro e a valorização e aumento da competitividade dentro da mesma, por tratar-se de um dos principais produtos endógenos do território e com maior potencial de crescimento”, refere o InovCluster. No final do curso, o formando terá adquirido a capacidade de produzir da maneira mais otimizada possível, segundo critérios de bem-estar animal, prevenção de riscos ocupacionais, proteção ambiental e segurança alimentar.
A frequência na Escola de Pastores dará a possibilidade de candidatura a um Vale Pastor no valor de cinco mil euros.
O Queijo da Beira Baixa DOP inclui três variedades, como sendo o de Castelo Branco, o Picante da Beira Baixa e o Amarelo da Beira Baixa, os dois últimos produzidos com leite cru de ovelha e cabra. Qualquer produtor do concelho de Proença-a-Nova, por estar inserido na área geográfica de produção dos Queijos da Beira Baixa DOP, pode solicitar a certificação, caso cumpra o definido no caderno de especificações.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
8754
Ontem
16781
Este mês
249503
Total
27061525
Visitantes Online
8