Imprimir

As Paróquias de Oleiros, Cambas, Orvalho e Isna, no concelho de Oleiros receberam, recentemente, a Missão Jovem JMV, uma organização da Juventude Mariana Vicentiva (JMV).

De 6 a 14 de julho, 14 jovens da JMV, um padre Vicentino e uma Irmã Filha da Caridade dinamizaram com a comunidade local, atividades de carácter missionário, lê-se numa nota enviada à comunicação social. A Missão Jovem JMV trata-se de uma resposta missionária ao apelo do Papa Francisco de uma “Igreja em Saída”, um chamamento de “sair em direção aos outros para chegar às periferias humanas” (EG,46).
As atividades envolveram crianças e adolescentes da catequese, jovens, mas também com os idosos. Segundo descreve a JMV na referida nota, o programa diário incluía, na parte da manhã, a oração de Laudes com a Comunidade Paroquial, na Igreja de Oleiros, seguida da celebração da Eucaristia. Depois os jovens estiveram, alguns dias com os idosos do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros e com as crianças da Creche também da Santa Casa da Misericórdia. Com os idosos o trabalho foi essencialmente de escuta, mas também foram realizadas atividades de estimulação cognitiva e motora, bem como de animação. Às crianças foi dado a conhecer o amigo Jesus, com linguagem adaptada aos mais novos, através de jogos e de Parábolas.
No âmbito desta iniciativa aconteceu ainda uma visita ao Centro Social de Orvalho, incluindo a unidade de cuidados continuados.

Na Isna foi realizada uma Adoração Eucarística, no Orvalho uma celebração mariana e em Oleiros foi realizada uma caminhada catequética, que incluiu uma meditação sobre os Sacramentos e sobre a sua importância na vivência cristã, bem como uma vigília de oração, inspirada em Maria.
No contacto com os jovens, os jovens da JMV procuraram dar testemunho sobre como é fazer caminho na Igreja seguindo os modelos de Maria e São Vicente de Paulo.
Durante toda a semana missionária houve oportunidade para dar a conhecer o carisma vicentino à Comunidade e também para divulgar a mensagem da Medalha Milagrosa. Na última noite realizou-se um Sarau Cultural ao ar livre, no jardim municipal, um espetáculo de encerramento da semana missionária, com a presença da Comunidade que nos acompanhou ao longo da semana, lê-se ainda na nota da JMV.

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
1443
Ontem
26811
Este mês
157121
Total
27698339
Visitantes Online
16