Imprimir

Está patente ao público, em Mação, no Centro Cultural Elvino Pereira, a exposição da autoria de António Colaço, denominada “Cinquenta Anos a Fazer P.Arte”.

A mostra, que viaja da Assembleia da República para o concelho natal do artista, e que pode ser apreciada até dia 31 de agosto, exibe inúmeros trabalhos deste maçaense, sintetizando 50 anos de trabalho e mostrando trabalhos de alguns amigos seus, onde é visível parte da mostra “Vamos Incendi'Arte Mação). Com esta exposição António Colaço pegou na arte e colocou-a ao serviço da memória, enviando também alguns recados.
No dia da inauguração, olhando para os trabalhos expostos, o presidente da câmara, Vasco Estrela, lembrou a tragédia dos incêndios, algo que, infelizmente vai ficar perpetuado na história do concelho.

Presente nesta cerimónia, Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Regional descreveu que esta mostra exibe a coragem, “por um lado aquela que levou ao 25 de Abril e a coragem de um homem passar à prática o que sempre sonhou fazer, ou seja, arte”.
Satisfeito por ter podido colaborar e “num concelho como Mação, ficar um dos símbolos de Abril e da libertação do país” (uma chaimite decorada por António Colaço), Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de Abril”, lembrou aquilo que norteia a associação, ou seja “não deixar cair a memória de uma epopeia que transformou o país”.

Uma parte desta mostra exibe excertos da revista ânimo, da qual Carlos Alexandre, Juiz natural de Mação, foi fundador juntamente com António Colaço. E foi com a palavra ânimo que deixou a ideia de que ele não se pode perder, até porque “esta terra ainda pode vir a ter futuro”.
Decorrente desta inauguração, na Rua Francisco Sá Carneiro, está agora estacionada uma chaimite do 25 de Abril. A “Palavril” foi adquirida quando o artista soube que quatro veículos iriam ser abatidas. “Disse logo que queria um apara mim”, explicou, descrevendo que a decoração que fez foi “uma homenagem à palavra”.

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
12169
Ontem
20094
Este mês
188429
Total
27390907
Visitantes Online
12