Imprimir

De 12 a 14 de julho, a União de Freguesias de Póvoa de Rio de Moinhos e Caféde recebe mais uma edição do Festival dos Moinhos.

Durante três dias a freguesia está em destaque para mais um certame de encontro com a sua história no Largo da Devesa, local habitual do certame.
O festival, que pretende destacar a cultura e património das duas localidades, conferindo-lhe dinamismo, pretende ainda dar a conhecer, a todos os visitantes, as tradições locais e a importância que os moinhos tinham no desenvolvimento económico e como meio de sustento dos habitantes, explica a câmara em nota enviada à comunicação social.
Com um programa repleto de atividades, no dia 12 de julho o festival abre as portas pelas 18:00, tendo início, às 18:30, a abertura oficial. O grupo Adufes e Cantares de Póvoa de Rio de Moinhos e o grupo Remix, chegam ao recinto do certame às 21:00 e às 22:00, respetivamente, e prometendo muito ritmo e animação o DJ Mastikshine chega pela meia-noite.
No sábado, dia 13 de julho, terá lugar, pela manhã, o passeio pedestre “A Rota dos Moinhos e das Azenhas” que permitirá o aprofundar do conhecimento sobre a história da zona e daqueles que se dedicavam à moagem, a que se segue, pelas 13:00 o almoço convívio “O Moleiro à Mesa”. Pela tarde chega um delicioso showcooking que irá desvendar alguns dos segredos que levam “Da Farinha à Massa”, seguindo-se, às 19:00, a Orquestra Viola Beiroa. Pela noite chega a sonoridade do grupo Reflexu’s e para encerrar o segundo dia de festa a música faz-se ouvir por DJ Sergy.
Para dia 14 de julho, último dia de certame, atividades também não faltam ao longo de todo o dia, iniciando-se as festividades com um almoço convívio “O Moleiro a Motor”, pelas 13:00. Numa conversa que promete esclarecer e contextualizar todos sobre a importância dos moinhos e azenhas, inicia-se, pelas 16:00, um diálogo centrado nos “Moinhos e a Nossa Identidade”, seguindo-se o Recital Comentado de Violino e Guitarra, às 17:00, ambos dinamizados pela Casa de Cultura de Póvoa de Rio de Moinhos.
Conferindo ritmo e momentos únicos a todos os visitantes às 19:00 chega, ao Largo da Igreja, o grupo Danças e Cantares da Beira Baixa e mais tarde, para terminar mais uma edição do Festival dos Moinhos, chega o grupo Replay.
Com tasquinhas, restauração, artesanato e muita tradição, pretextos não faltam para que o Festival dos Moinhos seja um verdadeiro apelo às tradições que marcam o concelho e região, que perduraram no tempo e que hoje são celebradas.
De recordar que o certame resulta da estratégia definida pela autarquia albicastrense com as restantes juntas de freguesia, com um programa de eventos e festas setoriais que promovam dinamismo e destaque para todo o concelho.

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
6295
Ontem
6860
Este mês
230924
Total
27433401
Visitantes Online
14