Imprimir

A Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão acaba de receber das mãos do primeiro-ministro António Costa, a Medalha de Mérito da Ciência. Esta atribuição está relacionada com a “Promoção da Cultura Científica: Ensaios inéditos de vento – wind energy”.

Este projeto, iniciado há dois anos, visava a produção do Novo Atlas Europeu do Vento. No nosso país este trabalho foi feito pelo departamento de mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Em declarações à Rádio Condestável, Luís Pereira, presidente da autarquia confessou que “foi um trabalho exigente, mas também muito gratificante porque percebemos que a investigação portuguesa teve aqui uma oportunidade de afirmar a sua excelência e ficamos ligados a um trabalho que vai perdurar por mais 30 anos e que vai dar um contributo para o desenvolvimento das energias renováveis”, disse, confessando ter sido com “satisfação que o Município deu o seu contributo para o conhecimento e para a ciência”.
Preocupado com a pegada ecológica e tendo em conta o trabalho que o Município tem feito ao nível das alterações climáticas, esta medalha é uma “forma de assinalarmos o trabalho de sensibilização de todos os rodenses para esta temática”, disse o autarca, partilhando o prémio com todos os trabalhadores e proprietários dos terrenos onde se trabalhou.

De referir que este projeto integrava países, como a Dinamarca, Bélgica, Suécia, Espanha, Alemanha, Letónia, Turquia, Estados Unidos da América e Portugal. Para a realização deste estudo, os proprietários dos terrenos autorizaram a instalação dos equipamentos necessários. Estiveram ainda envolvidos mais de 300 investigadores em vários países.
Em causa está um projeto que decorreu na Serra do Perdigão, em Vila Velha de Ródão,  e visou a recolha de dados com uma resolução sem precedentes acerca dos fluxos de vento, de forma a criar modelos e metodologias de avaliação e gestão dos recursos eólicos. Para além de permitir a criação de um novo Atlas Eólico Europeu, o projeto envolveu instituições e cientistas de diversas áreas e permite desenvolver aplicações na área da energia, dos fogos, da vegetação ou até na área militar.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
148
Ontem
16781
Este mês
240897
Total
27052919
Visitantes Online
21