Imprimir

As Praias Fluviais do concelho de Pampilhosa da Serra receberam oficialmente as Bandeiras Azuis e “Praia Acessível – Praia Para Todos”, numa cerimónia realizada durante o passado dia 3 de julho e que contou com a presença do presidente do Município, dos presidentes das juntas de freguesia das respetivas áreas geográficas das praias e de diversas entidades oficiais convidadas.

“As praias têm vindo a ser regularmente distinguidas pelas entidades certificadoras, demonstrando a qualidade natural e paisagística do interior e evidenciando o esforço do Município na promoção e divulgação de um território de excelência”, ilustra a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra em nota enviada à comunicação social, adiantando igualmente que para além das qualidades naturais que valem por si, durante a época balnear, os frequentadores das praias concelhias têm à disposição um programa de atividades de educação ambiental.
A Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), é uma distinção que foi atribuída, em 2019, a apenas 35 praias fluviais a nível nacional e, onde o concelho de Pampilhosa da Serra é o único a ter 4 praias fluviais com esta distinção.
Assim, o périplo pelas quatro praias do concelho teve início na Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra, onde foram hasteadas as bandeiras Azul da Europa e Acessível.

A praia fluvial de Santa Luzia obteve pela sexta vez consecutiva o galardão de Praia Bandeira Azul, tendo ainda recebido a de Qualidade de Ouro 2019.
Seguiu-se a Praia Fluvial de Janeiro de Baixo que merecidamente voltou a hastear este ano a Bandeira Azul. A cerimónia desenvolveu-se igualmente com a entrega da Bandeira “Praia Acessível – Praia Para Todos”.
A atribuição das bandeiras terminou na Praia Fluvial de Pessegueiro que também se viu coroada pela sexta vez com a Bandeira Azul. A cerimonia terminou com a entrega da Bandeira “Praia Acessível – Praia Para Todos” e da Bandeira Qualidade de Ouro nesta mesma praia.
O galardão Bandeira Azul da Europa é atribuído anualmente, pela Associação Bandeira Azul da Europa, às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiente. O galardão Praia Acessível, praia para todos é um prémio do Instituto Nacional para a Reabilitação atribuído por intermédio da Agência Portuguesa do Ambiente às praias que reúnam as condições necessárias para as pessoas com mobilidade reduzida. E a bandeira Praias com Qualidade de Ouro 2019 é um galardão atribuído pela “Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza”, às praias do país cujas águas balneares apresentem melhores resultados em termos de qualidade.

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
5774
Ontem
6860
Este mês
230403
Total
27432881
Visitantes Online
13