Imprimir

8ª Maratona de Leitura chegou ao fim…Três dias, 55 atividades, 44 convidados e centenas de pessoas de todo o país fizeram a oitava Maratona de Leitura que aconteceu de 4 a 6 de julho no concelho da Sertã.

Passavam poucos minutos da meia-noite quando, no Castelo da Sertã, se colocou fim a mais uma maratona, desta feita da leitura, num ano dedicado à Literatura Africana de Língua Portuguesa. Após três dias repletos de atividades, a última trouxe ao palco Pedro Lamares e Lúcia Moniz com o espetáculo “Para atravessar contigo o deserto do mundo”, um excerto do vasto conjunto de correspondência não cronológica trocada entre Jorge de Sena, exilado no Brasil, e Sofia de Mello Breyner, em Portugal.
Este é um evento maior da cultura sertaginense que este ano se “assumiu, pelo programa e pela dimensão”, confirmou à Rádio Condestável Ana Marçal, responsável pela Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, organizadora da atividade. A responsável destacou como fator diferenciador nesta edição, “o número de pessoas que aderiu. Em qualquer cando da Sertã, que escolhemos para levar a maratona, encontrei centenas de pessoas, não só da Sertã mas de vários pontos do país, com várias cidades representadas”, disse, provando assim que “estamos perante um evento que tem que merecer a nossa atenção e dedicação”. “A Vila da Sertã é sinal de alegria aqui no interior e no centro do país”, definiu.

Ter deixado de dedicar este evento a uma pessoa em concreto abriu novas portas e “permite mais dinâmicas e possibilidades. Foi uma aposta interessante”, confessou Ana Marçal, deixando assim no ar que nas próximas edições se continuarão a desbravar os caminhos da lusofonia.
Este ano a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) distinguiu esta atividade com uma menção honrosa, no âmbito do prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas. Para Ana Sofia Marçal este prémio trazer ainda mais responsabilidades, “foi muito importante e deu-nos força”, disse, esclarecendo que “é um prémio que se fala na área das bibliotecas e quem está neste meio reconhece a maratona como um evento que merece atenção e que importa replicar e frequentar quando acontece”.
Deste modo, e perante as evidências de 2019, “a Maratona da Leitura é para toda a gente, até mesmo para quem não gosta de ler”, finalizou Ana Marçal.


ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
1609
Ontem
21702
Este mês
257099
Total
26287301
Visitantes Online
22