Imprimir

Mal os ponteiros do grande relógio da Maratona da Leitura se alinharam na vertical, como uma bússola assinala o norte, arrancou às 00:00 deste sábado, dia 6 de julho, a oitava Maratona de Leitura 24 horas a Ler na Sertã.

José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, fez as honras de abertura com a leitura de um excerto do livro “Eu caçador tu Impala”, do escritor moçambicano Nuno Bermudes. Conforme disse na noite de 4 de julho, esta edição abre “horizontes” e abraça “novos desafios. Damos as boas vindas à literatura africana de língua portuguesa”, recordou, invocando um tema “diferente de tudo o que já fizemos e é uma forma de homenagear uma literatura que toca fundo num país como Portugal onde a lusofonia está cada vez mais presente”, destacou.
Ao falar-se numa eventual morte dos livros por causa das novas tecnologias, o escritor angolano Lopito Feijóo, considerou que a oralidade é um motivo de transmissão de conhecimento dos povos”, referindo que “os filhos que não ouvem os pais não terão o sucesso que deveriam”.

Esta “ousadia salutar” de colocar uma comunidade a ler durante 24 horas e com um vasto programa em seu redor não deixou de ser frisada por Teresa Calçadas, Comissária do Plano Nacional de Leitura, notando que “num lugar que não é de urbanidade máxima, a leitura pode ser um bem que pode chegar a todos”, faz com que seja “uma ousadia e fazer rodar um acontecimento literário neste interior, juntando tudo e gente da palavra é maravilhoso”, definiu.
Os vários países africanos de língua portuguesa estavam ali representados, desde os maiores aos mais pequenos, como foi o caso de S. Tomé e Príncipe onde, apesar de não haver uma editora, apenas uma livraria, também ali se luta pelos livros e pela literatura referia-nos Olinda Beja escritora santomense.
A maratona termina esta noite, pelas 23:50, no Castelo da Sertã. 

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
5820
Ontem
6860
Este mês
230449
Total
27432926
Visitantes Online
22