Imprimir

O Festival Literário Internacional do Interior – Palavras de Fogo está de regresso ao concelho de Pedrógão Grande para a sua segunda edição, este ano sob a égide dos 30 anos da Queda do Muro de Berlim, em homenagem às vítimas dos fogos florestais, recorda a câmara municipal em nota enviada à comunicação social.

Em Pedrógão Grande o evento tem início a 12 de junho no Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande com a presença dos “convidados residentes” Andréa del Fuego (escritora) e André Toledo Sader (fotógrafo) e termina a 17 de junho, com o jantar oficial de encerramento. Entretanto, dia 15 de junho (16 horas) terá lugar um Recital de poemas para muros e galáxias distantes, pela Companhia de Teatro Bonifrates, no Auditório da Devesa.
Dia 16 pelas 18:00, um “Encontro com Escritores”, na Associação dos Troviscais, com os autores Patrícia Portela e Fernando Aguiar, com moderação de Nuno Soares e dia 17 às 14:30, uma “Conversa com Escritora”, com a autora Julia Wong, no Centro de Dia da Graça. Finalmente pelas 18:00 acontece o “Painel: o Muro de Berlim”, com os autores Asiya Zahoor, Jan Carson, Maria Alzira Brum, Maya Abu Al-Hayyat, tendo como moderador Maurício Vieira.
O FLII que este ano é dedicado a José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen, Jorge de Sena, tem como patrono a Presidência da República, sendo a CCDRC, Universidade de Coimbra, Secretaria de Estado para o Desenvolvimento do Interior, Delegação Regional da Cultura do Centro, RBE e a Fundação José Saramago parceiros associados.
Trata-se de um evento intermunicipal, daí o seu caráter inovador, que congrega os municípios de Pedrogão Grande, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Penela, Arganil, Tábua, Ansião, Alvaiázere, S. Pedro do Sul e a Fundação ADFP de Miranda do Corvo, e pretende levar os livros e os escritores aos sítios mais inusitados e imprevisíveis, como fábricas, campos, praias, igrejas, mercados, romarias locais onde as pessoas trabalham, convivem, ou seja, os livros vão ao encontro dos públicos.
O FLII pretende envolver todos os agentes de desenvolvimento de todos os concelhos participantes, todos os talentos locais, em todas as ações a realizar em simultâneo, ou seja ações de formação, concursos, palestras, workshops, leituras, feiras do livro, espetáculos, multimédia, performances, instalações, exposições, para e com todos os públicos de todas as faixas etárias. Conta com cerca de 30 escritores convidados, entre portugueses e estrangeiros: Afonso Cruz, Gonçalo M. Tavares, Inês Fonseca Santos, Filipa Leal, Ana Paula Arnaut, Pedro Chagas Freitas, Danuta, Patrícia Portela, Joel Neto, Eunice Lourenço, Leonor Menezes, João Rasteiro, Edgar Valles, José Alberto Carvalho, Ricardo Mota, Mário Zambujal, Fernando Aguiar, Ana Filomena Amaral, André de Toledo Sader, Brasil, Júlio Silveira - Brasil, Julia Wong - Perú, Asiya Zahoor - Caxemira, Jan Carson - Irlanda do Norte, Zahra El Hasnaoui Ahmed - Sahara Ocidental, Maya Abu Alhayat - Palestina, Eun Hee-Kyung - Coreia, Ana Miranda - USA, Karla Suarez- Cuba, Andréa del Fuego - Brasil, Hélder Beja - Macau.
Nesta edição será atribuído o prémio literário FLII - Palavras de Fogo, para originais de autores até os 35 anos, de 7 500 euros assumido pelo Ministério da Cultura, através da Direção Regional de Cultura do Centro, e durante o mês de junho haverá uma residência literária, tal como ficou previsto no lançamento do FLII- Palavras de Fogo, lê-se também na referida nota à imprensa.


ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
4202
Ontem
12648
Este mês
198751
Total
26228952
Visitantes Online
13