Imprimir

Certame encerra comemorações “da canonização ao aniversário” de S. Nuno…O Jardim da Memória de Cernache do Bonjardim vai receber, entre os dias 21 e 23 de junho a iniciativa "Villa Condestável".

Trata-se de um evento que vem “substituir a Mostra Santo Condestável”. Tem os mesmos objetivos mas um figurino diferente, revelou à Rádio Condestável, Filomena Bernardo, presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais. “Está integrada nas Festas de S. Nuno e será o culminar dos eventos que aconteceram desde a Romaria de S. Nuno (26 de abril), até ao 24 de junho, daí o nome inicial: da canonização ao aniversário”, lembrou a autarca.
Honrar Diamantino Calado Pina, ex-autarca já falecido é outro dos motivos pelo qual o certame sai do Pavilhão Desportivo e acontece no Jardim da Memória, ao ar livre. “Vamos dar vida e revitalizar o jardim”, disse na certeza de que “à medida que vamos colocando a planta do evento em prática, muita gente vai ficar surpreendida com aquele espaço”.
Apostada neste projeto piloto, Filomena Bernardo acredita que esta será a primeira de muitas ‘Villas Condestável’. O evento pretende retratar a época em que Nuno Álvares Pereira viveu.
Muda o nome, mas a essência do conceito mantém-se com a presença de 20 expositores, 20 mercadores que vêm com a atividade medieval e tasquinhas exploradas pelas associações.
Haverá, durante os três dias muita animação musical a cargo dos grupos e ranchos locais. Danças medievais, jogos tradicionais, malabaristas e cuspidores de fogo. Torneios de sueca e chiquilho, uma caminhada noturna, trial e passeio de bicicletas, entre outras atividades. Estas comemorações terminam dia 24 de junho pela manhã, dia de Feriado Municipal, com a homenagem a Nuno Álvares Pereira, respetiva deposição de coroa de flores junto à estátua e desfile dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim.
Pelo feedback que tem tido por parte das pessoas sobre os festejos do nascimento de Nuno Álvares Pereira, Filomena Bernardo acredita que este será o “primeiro de muitos certames do género”.
Deste modo, a inauguração do evento é dia 21 pelas 19:00. No sábado às 17:00 será apresentada a Casa da Cidadania e decorrerá uma palestra sobre Empreendorismo em Cernache do Bonjardim, com José Sotero. A animação noturna será com o Rancho Folclórico e Recreativo Clube do Bonjardim, do Nesperal e Cernache do Bonjardim, pelas 21:30, com a fadista Sandra Correia a subir ao palco às 22:30 e com o conjunto típico Nelly Correia a atuar pelas 23:30.
No domingo dia 23 às 11:00 será celebrada a missa campal em honra de S. Nuno. A festa termina com a subida ao palco do Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim, às 21:30 e de Fábio Bastinho às 22:30.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
1304
Ontem
14375
Este mês
261454
Total
26691126
Visitantes Online
13