Imprimir

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu recentemente no parlamento, não estar preocupada com a qualidade da água para consumo humano nas barragens de Castelo de Bode e Cabril, na zona Centro, segundo os resultados das análises deste ano disse Mercês Ferreira, do conselho diretivo da APA.

A engenheira falava na comissão parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, numa audição requerida pelo BE sobre os problemas ambientais no Cabeço do Pião, no concelho do Fundão, onde durante décadas esteve instalada a exploração das Minas da Panasqueira. Mercês Ferreira garantiu que “a monitorização feita hoje em dia é bastante exaustiva a vários níveis e revela de facto que não estamos ainda em situação de referir que as evidências de qualidade da água nas albufeiras do Cabril, Bouça e Castelo de Bode estejam afetadas para nós nos preocuparmos ao ponto de ter impactos no consumo humano valores são até compatíveis com aquilo que a ETA (Estação de Tratamento de Abastecimento) da albufeira de Castelo de Bode permite admitir”.
Quem também participou nesta comissão foi o presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, Jorge Abreu. Para o autarca esta é uma preocupação sua, mas também de todos os autarcas da região. “Figueiró dos Vinhos é abastecido pela Barragem do Cabril que fica a jusante das Minas da Panasqueira e a nossa preocupação é essencialmente essa”, disse, ciente de que a problema não tem resolução fácil, no entanto a população está preocupada. “A qualidade da água sempre foi um ponto forte naquela região nomeadamente no nosso concelho”, especificou reforçando a preocupação geral.
Esta audição juntou também o presidente do Município do Fundão, o diretor-geral da Energia e Geologia e dois especialistas, ocorreu a pedido do Bloco de Esquerda.


ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
6074
Ontem
15893
Este mês
343498
Total
25957777
Visitantes Online
14