Imprimir

Escola prepara novas candidaturas… O Instituto Vaz Serra, de Cernache do Bonjardim, realizou no passado dia 6 de junho, a cerimónia de encerramento do projeto Erasmus + no qual participaram oito alunos daquele estabelecimento de ensino.

Nesta cerimónia os alunos envolvidos mostraram os pontos principais de passagem na visita dos colegas estrangeiros a Portugal e também os locais que visitaram em paises como Irlanda, Itália e Turquia, onde participaram em diversas experiências.
Edla Mendes é a professora responsável por este projeto que envolve, no IVS os programas Ka1 e Reading Without Borders. Estas experiências envolvem uma semana, num outro país, com tudo pago. São enriquecedoras a vários níveis, nomeadamente nas aprendizagens culturais, onde a única coisa que une os alunos é a língua inglesa, “daí fomentarmos muito nos alunos que percebam a importância do Inglês para a comunicação e para a sua formação, uma vez que a Europa é cada vez mais o quintal de todos e todos temos que saber comunicar e estar em contacto uns com os outros”, confirmou à Rádio Condestável.

Além deste aspeto, existem outras aprendizagens que alunos destas idades, entre os 12 e os 17 anos, nunca conseguiram ter de outra forma, atendendo à região onde estão inseridos. “Mesmo pensando que possam ser alunos  com mais possibilidades que outros, os meninos desta zona são meninos com muitas carências (económicas, sociais, culturais) e tudo o que possam viver só os vai enriquecer e fazer com que abram horizontes e vejam que para além da sua terra há coisas bonitas que vale a pena viver”, atestou.
Elda Mendes não terminou esta sessão de encerramento sem recordar um dos grandes entusiastas destes programas, ou seja o ex-diretor Carlos Miranda. “Foi nos momentos difíceis da escola que ele decidiu que íamos fazer projetos Erasmus”, descreveu para demonstrar a sua força e garra, numa altura em que “não tínhamos força para mais nada”, explicou. O certo é que “foi graças a ele que estas candidaturas foram para a frente e foram aprovadas”, agradeceu.
Estas experiências permitem também que os alunos comecem a ter mais autonomia, como andar de avião, enfrentar o parceiro e ir para casa dele, viver experiências culturais, linguísticas e gastronómica. Os alunos vêm mais reforçados culturalmente e pessoalmente, deu ainda conta Edla Mendes, confiante que estes programas terão continuidade no IVS, numa altura em que já se pensa em fazer novas candidaturas do género.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
1275
Ontem
14375
Este mês
261425
Total
26691098
Visitantes Online
12