Imprimir

Sertã, Proença-a-Nova e Figueiró dos Vinhos apoiados em obras municipais…Foram assinados ontem, em Castelo Branco, 38 contratos no âmbito do programa BEM (Beneficiação de Equipamentos Municipais). Os concelhos da Sertã, de Proença-a-Nova e de Figueiró dos Vinhos foram três dos contemplados. No total a comparticipação atinge os 4,7 milhões de euros.

Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais marcou presença nesta sessão, dando conta que na escolha dos municípios para a atribuição destas verbas, para além da graduação, foi tida em conta a recuperação de edifícios dos Paços do Concelho. “Entendemos que devíamos fazer discriminação positiva com todas as candidaturas que contemplassem beneficiações de Paços do Concelho” pois, “sendo a descentralização uma realidade, mais pessoas recorrem às câmaras e temos que ter mais capacidade de acolhimento dessas pessoas”. Assim “independentemente da sua pontuação foram todas contempladas”, explicou o governante. Na próxima semana, 90% da verba assinada passa para os cofres dos municípios, sendo que os restantes 10% serão pagos no final.

Tal como explicou Carlos Miguel, também o secretário de Estado para a Valorização do Interior, João Paulo Catarino, entende que os programas assinados na sede da secretaria de Estado da Valorização do Interior são uma parceria entre as administrações central e local, pois há câmaras com orçamentos baixos e que “têm dificuldade em manter estes pavilhões, piscinas e equipamentos importante e determinantes para o território”, justificou.
Na Sertã este financiamento servirá para ajudar na recuperação da cobertura do Pavilhão Desportivo já que “chovia lá dentro”, confirmou José Farinha Nunes, presidente da câmara municipal. “Não tinha condições e era um risco em termos de segurança para os atletas”, explicou. A obra está orçada em cerca de 125 mil euros, sendo suportada em perto de 62 mil e quinhentos euros.

Em Figueiró dos Vinhos a verba destina-se à recuperação exterior do edifício dos Paços do Concelho, “a nível de janelas, pintura e eficiência energética”, disse Jorge Abreu presidente da câmara local, para quem esta comparticipação “é importante dado ao avultado da obra que é de 206 mil euros. Assim, “50 por cento é um excelente apoio”, reforçou o autarca.
Tal como na Sertã, também Proença-a-Nova candidatou a beneficiação do Pavilhão Municipal, uma infraestrutura que está ao serviço há 24 anos e que “com toda a afluência que tem tido do público e da comunidade escolar, começa a sentir o peso dos anos e precisa de intervenção urgente”, na ordem dos 300 mil euros, explicou João Lobo, presidente da autarquia.
De referir ainda que em dois anos foram estabelecidos contratos deste tipo com 68 municípios e foram transferidos 8,5 milhões de euros da Administração Central para a Administração local.
O Programa BEM foi criado pelo Governo em 2018 para apoiar iniciativas de natureza municipal que promovam a coesão territorial e o aumento da capacidade de atração dos territórios do interior, designadamente projetos de valorização e requalificação de espaços, infraestruturas ou equipamentos municipais que potenciem o desenvolvimento desses territórios.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
6634
Ontem
10864
Este mês
208445
Total
26638117
Visitantes Online
17