Imprimir

A União de Freguesias de Areias e Pias, no concelho de Ferreira do Zêzere vai acolher, dias 1 e 2 de junho, mais uma edição da Feira da Ascensão de Areias.

Este evento, que era realizado sempre na quinta-feira da Ascensão, esteve cerca de 20 anos, sem ser realizado e foi recuperado há quatro anos pela União de Freguesias de Areias e Pias. Pretende assim “recuperar uma tradição antiga", confirmou à Rádio Condestável o presidente da união de freguesias Hugo Azevedo. "Esta feira era muito conhecida. A freguesia e o concelho quase paravam, porque tinha uma dimensão muito superior à de hoje”, explicou. 
Na edição deste ano será dado destaque às coletividades da freguesia que estarão presentes com tasquinhas. Serão 13 no total. Haverá animação variada, feirantes no domingo, bem como outros convidados, entre eles um tradicional propagandista, “com vista a dar outra dimensão ao evento face à realidade atual do mercado”, adiantou. A par da feira realiza-se também o mercado mensal. Haverá ainda artesanato da freguesia e de outros locais, insufláveis e bombos da zona norte do país, bem como uma exposição de animais ao vivo. Estes são trazidos pelo presidente da Assembleia de Freguesia, Sérgio Melo. O objetivo é cativar as crianças mas os adultos também são público-alvo. “Temos sempre cinco ou seis animais mas este ano teremos mais. É uma atração para os miúdos graúdos”, confirmou.
A diversidade da iniciativa visa por isso atrair todos os estratos etários e envolver a comunidade. “Estamos no interior e temos que ser nós a alavancar este tipo de iniciativas para envolver a comunidade. Há pessoas que, se não for este tipo de iniciativas, não saem de casa e não conversam umas com as outras”, explicou, igualmente orgulhoso por saber que vão estar presentes todas as coletividades da freguesia.
Esta feira era conhecida, há 20 anos pelo queijo fresco que ali era produzido e que trazia pessoas de outras bandas até Areias. Hoje em dia ainda existe produção mas sem a expressão de outros tempos, até porque atualmente as exigências do mercado são outras, explicou o autarca.
Espera-se um fim-de-semana de bom tempo que ajude a dinamizar e a potenciar a freguesia.
Os interessados em participar nesta Feira da Ascensão, enquanto expositores, e de qualquer ponto do país, poderão inscrever-se até dia 24 de maio. De ressalvar que a única restrição é mesmo para a participação das coletividades, não sendo autorizada a participação particular nas Tasquinhas e de coletividades não sediadas na freguesia.
De acordo com o programa, no sábado, pelas 18:30 acontece a abertura da feira com a presença do Grupo de Concertinas da Sertã, que atuarão até as 20:30. A partir das 22:00 atua a Banda musical – FH5, até de madrugada. No domingo, a partir das 11:30 sobe ao palco o Grupo de Bombos de S. Lourenço de Márcio de Canavezes, até às 18:00. A terminar acontece um baile  com a presença de Marco Cabral.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
7163
Ontem
14341
Este mês
307500
Total
25434735
Visitantes Online
16