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Durante a interrupção lectiva da Páscoa, 89 crianças do concelho da Sertã participaram nas atividades realizadas no âmbito dos projetos educativos promovidos pelo Município sertaginense, nomeadamente “Férias a Brincar” e “Tempo de Acolher” (vertente interrupção letiva).

As atividades realizadas tiveram como pressuposto a promoção do desenvolvimento integral e o sucesso escolar das crianças.
Segundo revela uma nota da Câmara Municipal da Sertã, as atividades desenvolvidas em ambos os projetos foram planeadas para que as crianças pudessem descansar e desanuviar das atividades desenvolvidas em tempo lectivo, ao mesmo tempo que promovessem o convívio com a comunidade e a aquisição de novas experiências e de novas aprendizagens (mas sempre de forma lúdica e, assim, sem que se apercebessem que estavam a aprender). Do leque de atividades destaque para a realização de experiências científicas alusivas à época pascal, histórias contadas com a técnica Makaton, por histórias contadas em forma de teatro, passeios pedestres de reconhecimento/aprendizagem do território e das suas características, jogos populares, confecção de pão à “moda antiga” com a população idosa, visita a exposições, cinema e atividades de expressão físico-motora e expressão musical. Dada a relevância do envolvimento com a comunidade e entidades do Concelho, as atividades desenvolveram-se com a importante colaboração do SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, Centro Social Nossa Senhora da Assunção do Castelo, Agrupamento de Escuteiros 170 – Sertã e das Juntas de Freguesias do Castelo, Cabeçudo, Pedrógão Pequeno, e Uniões de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais e Cumeada e Marmeleiro, que colaboraram com os transportes.
No programa “Férias a Brincar” participaram 51 crianças e alunos do Centro Escolar São Nuno de Santa Maria, de Cernache do Bonjardim, e do Jardim de Infância da Sertã. No que diz respeito ao projeto “Tempo de Acolher - interrupções letivas”, que envolve as escolas básicas do Cabeçudo, Castelo, Pedrógão Pequeno, Cumeada e da Várzea dos Cavaleiros, as atividades decorreram no mesmo período temporal e tiveram como escola sede a Escola Básica do Castelo. Ali se concentraram as 38 crianças inscritas neste projeto e as crianças da escola anfitriã apresentaram a sua escola e a suas dinâmicas, assim como o território da freguesia do Castelo aos colegas das restantes escolas aderentes ao projeto, como forma de divulgar junto da comunidade educativa, especialmente junto dos mais novos, as particularidades de cada freguesia, em termos culturais e vivenciais, abrangendo a comunidade educativa local e a comunidade em geral, nomeadamente através da colaboração e envolvimento das Juntas de Freguesia. Na interrupção letiva do Natal, a escola base havia sido a Escola Básica do Cabeçudo.


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