Imprimir

A Academia Sénior da Sertã realizou, no passado dia 2 de maio, uma visita cultural ao concelho de Condeixa-a-Nova, naquela que constituiu uma verdadeira imersão nos tempos do Portugal romano.

Cerca de cento e vinte participantes, entre alunos, professores e equipa de coordenação da Academia, participaram na viagem, que incluiu visitas ao Museu e Ruínas de Conímbriga e ao recém-criado Museu PO.RO.S - Portugal Romano em Sicó.
Povoado desde tempos pré-históricos, o sítio de Conímbriga foi ocupado pelas tropas romanas em 139 a. C., tornando-se então a próspera capital da província da Lusitânia.
De acordo com uma nota enviada à comunicação social, a visita à arquitetura de Conímbriga incluiu as necessárias passagens pela Casa dos Repuxos e o seu imponente jardim central, que preserva a estrutura hidráulica original com mais de quinhentos repuxos, e pelas grandes Casas de Cantaber, a maior da cidade, da Cruz Suástica, com os seus mosaicos geométricos, do Tridente e da Espada, e dos Esqueletos. O olhar por Conímbriga não podia terminar sem uma visita guiada ao Museu onde, através de objectos encontrados ao longo dos muitos anos de escavações, os vários espaços evocam a vida quotidiana da antiga cidade romana, a vivência da religião, a arquitectura das casas nobres e a sua decoração, e ainda a vida no fórum.

Já em Condeixa, a Academia Sénior da Sertã complementou a incursão pela época romana com a visita ao antigo solar da Quinta de São Tomé, onde em 2017 foi inaugurado o PO.RO.S, um museu que, através da tecnologia, convida os visitantes a viajar no tempo, em articulação com Conímbriga. Com uma elevada componente tecnológica e interativa, aquele museu, ao recriar o mundo romano nas suas diferentes dimensões, permitiu que os visitantes se sentissem verdadeiros romanos pelo menos durante umas horas.
De recordar que a Academia Sénior da Sertã surgiu em outubro de 2010, fruto de uma parceria entre a câmara municipal e o CCD – Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã. Pretende ser um espaço de ensino não formal, através da criação, dinamização e organização regular de atividades de aprendizagem, culturais, recreativas e de convívio para e com a população sénior do concelho, fomentando o voluntariado social.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
7666
Ontem
14341
Este mês
308003
Total
25435238
Visitantes Online
5