Imprimir

Obras no edifício da EDP começam este ano letivo... A Associação Agostinho Rosta, instituição de ensino técnico profissional vai instalar-se em Figueiró dos Vinhos, criando ali, no antigo edifício da EDP, um pólo de formação.
O espaço será intervencionado por completo no interior e a fachada será requalificada.

A escritura de venda do edifico, pertença da autarquia figueiroense, à referida associação, foi assinado esta segunda-feira no edifício dos Paços do Concelho pelo presidente da câmara, Jorge Abreu e pelo presidente da Associação Agostinho Roseta, Luis Azinheira, chegando assim ao fim um longo processo, com sete anos.
Jorge Abreu acredita que este projeto virá desenvolver o seu concelho e a região onde está inserido pois vem “alargar a oferta de ensino, não deixando que os de cá se vão embora e os da região saiam dos seus concelhos”, disse, interessado em, enquanto câmara, criar condições para que organismos como este se instalem no território. O objetivo é “criar estruturas para enfrentar dificuldades”, alimentou.
Por forma a dar ainda mais razão ao projeto, o autarca recordou que “esta é uma escola com muita credibilidade, garantindo quase a 100 por cento a empregabilidade”, acrescentou o edil.

A obra começa no presente ano letivo e Luis Azinheira, presidente da associação quer que a mesma produza resultados na fixação de jovens. “Para fixar os jovens há que lhes dar ensino com uma valência profissional. Quando avançámos com este processo apercebemo-nos que os jovens vão estudar para outras zonas e já não voltam. Com este projeto o objetivo é fixar jovens através do ensino”, explicou.
A ideia não é vir fazer concorrência e a direção da Agostinho Roseta prevê a abertura dos cursos de técnico auxiliar de saúde e de geriatria. “Se houver necessidade de criar no próprio espaço um centro de dia também estamos disponíveis”, avançou. Outra hipótese é fazer formações para os mais idosos, por exemplo na “abordagem às novas tecnologias, à internet ou redes sociais”, formas que ajudam os idosos a não estarem isolados, acredita Luís Azinheira. “Não podem fazer viagens mas podem conhecer o mundo através das redes sociais e da internet”, vincou.
Esta nova escola vai utilizar um edifício que está devoluto há cerca de 20 anos.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
20978
Ontem
15074
Este mês
254766
Total
26284967
Visitantes Online
49