Imprimir

A Associação de Caçadores da Zona do Pinhal (ACZP), com sede em Cernache do Bonjardim voltou a cumprir a tradição e no passado sábado realizou o habitual convívio que começou com a missa na Serra de S. Macário, seguida de um almoço convívio entre caçadores e as suas famílias.

Esta é uma tradição que conta com mais de 40 anos e começou porque, “num dia de caça um tiro resvalou e foi atingir um caçador num olho”, começou por lembrar António Bastinho, presidente da ACZP. O Padre Luís Rocha, que também era caçador, começou assim “a dizer uma missa pela intenção e segurança dos caçadores ”, continuou. Seguiram-se os convívios na serra e a constituição da associação, que se mantém em atividade até aos dias de hoje.
Neste momento a caça está a atravessar um mau momento, muito por causa dos javalis. Com o envelhecimento da população faltam caçadores para dar luta àquela que já é considerada uma praga. Deste modo, Filomena Bernardo, presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais apelou à população que colabore com a associação no combate aos javalis. “Eles querem ajudar a resolver o problema mas são condicionados com mil e uma regras e nós população temos o dever de ajudar os caçadores”, vincou, lembrando que quando tomou posse, sempre que havia montarias “havia alguém que desfazia o trabalho que a associação fazia de véspera mas tudo corria bem. Só que quando as coisas começaram a piorar e os javalis começaram a estragar as culturas, então a culpa passou a ser da associação dos caçadores”. 

Apesar de todos estes constrangimentos, José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã reafirmou que estas coletividades se revestem de extrema importância para o concelho uma vez que “a caça grossa está a invadir. Há pouca agricultura mas se não houvesse caçadores então não havia agricultura nenhuma”, disse, alegando que os javalis são “uma praga que temos que evitar e esse trabalho cabe às associações de caçadores do concelho e do país” e sublinhando que “fazem efetivamente falta (caçadores)”.  
Na ocasião António Bastinho aproveitou para lembrar os sócios de que no próximo sábado, 18 de maio, se realiza mais uma Assembleia Geral a partir das 18:00, sendo que gostaria de poder contar com o maior número possível de associados.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
7160
Ontem
14341
Este mês
307497
Total
25434732
Visitantes Online
16