Imprimir

A Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova participou no 14º Congresso Nacional de Leitura da Colômbia, iniciativa integrada no programa da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBO) que decorreu entre os dias 25 e 27 de abril.

Organizado pela Fundalectura/IBBY, o Congresso incidiu na temática "Lecturas Y Escrituras en Transito", tendo a Bibliomóvel sido apresentada no painel “Ruralidade-Periferia”. No dia 25 de abril, Nuno Marçal, bibliotecário itinerante, falou sobre a sua experiência ao volante da Bibliomóvel, naquela que é uma biblioteca que tenta ser (+) Próxima, (++) Humana e (+++) Útil. “Foram dias intensos de troca de saberes e sentires em torno do papel social das Bibliotecas que vai muito para além dos livros e das leituras e na qual a Bibliomóvel de Proença-a-Nova tem tido um papel de destaque”, salienta Nuno Marçal em nota enviada à imprensa.
Para além do Congresso Nacional de Leitura, a Bibliomóvel marcou presença em outras iniciativas em Bogotá no dia 29 de abril, foi apresentada na Universidade dos Andes, após convite endereçado no âmbito da Cátedra Fernando Pessoa, ministrada pelo Professor Jeronimo Pizarro, e que decorreu perante alunos e professores; e ainda na Colsubsidio, um fundo de pensões para assalariados colombianos com uma vasta obra social onde se incluem Bibliotecas e Bibliotecas Itinerantes. Para além de conhecer alguns dos seus equipamentos culturais, Nuno Marçal falou sobre a Bibliomóvel aos funcionários responsáveis pelo funcionamento da rede de Bibliotecas Colsubsidio.
Para além destes eventos internacionais, a experiência da Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova também é partilhada dentro de portas. No dia 9 de março, a Bibliomóvel participou no BICUL - Seminário Biblioteca, Inclusão, Cidadania, Universalidade e Leitura que decorreu em Alenquer. “As comunicações e os projetos apresentados abordaram o papel importante das Bibliotecas como espaços públicos (talvez os únicos) por excelência de abrigo e defensores da Interculturalidade e da super diversidade, elementos que caracterizam as sociedades atuais e que têm tido alguma dificuldade em gerir e albergar essas diferenças”, recorda Nuno Marçal. Os projetos apresentados incluíram aqueles que têm o foco nas comunidades migrantes e nómadas, nos alunos com necessidades educativas especiais, nas literacias e competências digitais. A Bibliomóvel foi apresentada no painel dedicado ao tema: “A inclusão no tereno: partilha de projetos”.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
7526
Ontem
14341
Este mês
307862
Total
25435097
Visitantes Online
30