Imprimir

Várias figuras de Nuno Álvares Pereira, enquanto guerreiro, foram vandalizadas na noite de sábado para domingo, 11 para 12 de maio, na Rua Nuno Álvares Pereira, em Cernache do Bonjardim.

Relembre-se que esta, tal como outras ruas da vila estão enfeitadas desde o dia 26 de abril, dia inaugural da 7ª Romaria de S. Nuno de Santa Maria e assim se vão manter até dia 24 de junho, Feriado Municipal, a pedido da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais (UFCBNP), uma vez que neste intervalo de tempo aqui decorrem as Festas de S. Nuno.
Visivelmente indignada com a situação, Filomena Bernardo, presidente da UFCBNP pediu “desculpa” aos moradores e questionou a intenção de quem destruiu as imagens. “Nem queria acreditar. Como é que alguém é capaz de destruir uma coisa que foi feita gratuitamente por alguém que tem ajudado imenso na decoração da rua, na romaria, fora do seu horário de trabalho, muitas vezes a dar os materiais dos seu bolso e depois vê o seu trabalho destruído”, disse, considerando o ato de “uma ignorância e malvadez que nem tem palavras”.
As imagens foram feitas por Sérgio Latado, morador na rua, que se sente “triste e revoltado” pelo sucedido. Tal como Filomena Bernardo considera que a destruição foi feita por adultos.
A presidente da UFCBNP já apresentou queixa na GNR. Por um lado “pelo ato em si que é puro vandalismo” e por outro “para as pessoas terem consciência de que não se pode fazer tudo o que se quer”, explicou.
Por ocasião da romaria, a decoração das ruas é feita gratuitamente, com a ajuda dos moradores e no caso da rua Nuno Álvares Pereira, o contraplacado com que foram feitas as imagens foi cedido por uma carpintaria da zona. As mesmas foram desenhadas, cortadas e pintadas por Sérgio Latado e por outros moradores. O artista afiança que “se quem destruiu estas imagens não gostou delas, então vai gostar de outras”, garantindo assim que não vai desistir e que vai reconstruir as figuras, recolocando-as onde pertencem.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
7147
Ontem
14341
Este mês
307484
Total
25434719
Visitantes Online
15