Imprimir

Já lá vão 14 anos quando o Grupo Maltez do Mosteiro no concelho de Oleiros se lembrou de organizar uma mostra de sopas para manter a tradição.
Passados estes anos, Fernando Alves, atualmente presidente da junta de freguesia, lembra que depois disso muitos lhes seguiram os passos, “a prova disso é que vários concelhos aqui à volta copiaram esta iniciativa de promover o consumo das sopas e hoje fazem eventos semelhantes a este”.
O autarca defende ainda que “esta é uma iniciativa que se enquadra na gastronomia da nossa região que a desenvolve e que a promove”.
Luis Mendes, chefe de gabinete do presdiente da câmara de Oleiros referiu que estas atividades organizadas pelas associações demonstram bem a vontade de fazer coisas e ajudar na promoção do concelho e “ é muito gratificante ver uma freguesia tão pequena como a do Mosteiro que todos os anos se mobiliza para esta atividade, ajudando a trazer mais um evento para a promoção do nosso território”.
O pavilhão polidesportivo da localidade é o palco desta mostra e ali estiveram para degustação 13 variedades de sopas, algumas delas muito ligadas àquele território como a da castanha, disse-nos José Silva, presidente do Grupo Maltez do Mosteiro, pois “esta é uma das sopas muito requisitadas mas que pode acabar no nosso território já que os incêndios têm dado cabo dos castanheiros”.
Uma das sopas que estava com fila de espera era a sopa à lavrador da D. Isaura Gonçalves, iguaria usada no passado para dar força para a dureza dos trabalhos no campo. “Esta leva muitas carnes de porco, chouriça do lombo e outras, para reforçar leva feijão, batata e cenoura”, atestou.
De referir que para ajudar a fazer a digestão de tanta sopa atuaram ainda durante a tarde o Rancho Folclórico de Oleiros, o Grupo de Cavaquinhos do Louriçal e o Acordeonista Abílio Alves.

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
1886
Ontem
9108
Este mês
209953
Total
27412430
Visitantes Online
14