Imprimir

Asma foi explicada à população em sessão de esclarecimento… Assinala-se dia 7 de maio o Dia Mundial da Asma e para assinalar a efeméride o Movimento Capa - Cuidados Adequados à Pessoa com Asma está a levar a efeito, durante o dia de hoje, um conjunto de ações na Sertã, nomeadamente uma ação de sensibilização sobre esta doença que afeta mais de 695 mil pessoas em Portugal.

Deste modo, durante a manhã, diversos profissionais na área da saúde estão na Casa da Cultura da Sertã, numa conversa com a plateia, no sentido de falarem sobre a doença e esclarecer eventuais dúvidas, confirmou à Rádio Condestável Cláudia Vicente, uma das atuais responsáveis pelo movimento. A asma é então uma “doença respiratória cronica, inflamatória, possível de ser controlada com  a medicação adequada. Pretendemos mostrar à população que pode viver completamente bem com a doença, sem sintomas e com boa qualidade de vida”, confirmou.
A asma pode surgir de forma espontânea mas tem também uma componente familiar. Pode surgir na infância, é controlável mas pode também ter uma manifestação flutuante ao longo da vida. São sintomas de alerta a falta de ar, a pieira e a tosse recorrente que as pessoas pensam que é uma tosse alérgica. “É importante clarificar estes sintomas e tratá-los adequadamente para não perturbarem, nem o próprio doente nem a família”, explicou Cláudia Vicente.

O movimento CAPA é uma iniciativa Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF). Jaime Correia de Sousa é o mentor do grupo em Portugal que surgiu para ajudar os profissionais de saúde primária a lidar melhor com as doenças respiratórias, até porque é a estes profissionais que o utente recorre, nomeadamente médicos de família, enfermeiros e farmacêuticos, entre outros. Devidamente medicada uma pessoa com asma tem uma vida normal, basta que saiba “ajustar a medicação ao momento em que estão e isso só se pode faze se o doente for um parceiro e perceber a sua doença e o que tem que fazer”.
No entender de Cláudia Vicente o movimento tem ajudado profissionais de saúde e as pessoas a entenderem melhor esta doença com a qual se pode viver naturalmente desde que esteja devidamente controlada. Dos 695 mil asmáticos em Portugal metade não tem a doença controlada. A asma tem um pico na primeira infância e atinge pessoas de ambos os sexos.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
6938
Ontem
10922
Este mês
212408
Total
26242610
Visitantes Online
26