Imprimir

Alunos sertaginenses venceram mais prémios a nível nacional… O concelho da Sertã está a acolher as Jornadas de Intercâmbio “Nós Propomos”. Nestas jornadas está a participar a escola da Ribeira Grande, da Ilha de S. Miguel, nos Açores. Esta participação surge em resposta a uma deslocação já efetuada, aos Açores, pelos alunos sertaginenses que fazem parte do projeto ”Nós Propomos”.

Esta manhã, Ilda Bicacro, professora coordenadora do projeto no Agrupamento de Escolas da Sertã (AES), aproveitando a ocasião, lembrou a mais recente vitória dos projetos sertaginenses, no concurso nacional deste ano letivo. Deste modo, “recebemos os primeiros prémios de texto, de desenho/caricatura e de spot publicitário, o segundo e o terceiro prémios de fotografia, uma menção honrosa do concurso de vídeo e duas menções honrosa do concurso de fotografia.
Na sua sétima edição, este projeto está a operar uma mudança na mentalidade dos jovens e dos professores envolvidos. Lembrando as correntes francófona e britânica, Sérgio Claudino mentor do “Nós Propomos” em Portugal, revelou que a novidade no nosso país “é estudar a nossa comunidade. Não é admissível que a escola estude o mundo e o país e não estude ou valorize os problemas locais”, referiu, acalentando que “temos que estudar a realidade local”, pois “é m laboratório de valorização das competências dos alunos”.

Com a adesão de milhares de alunos ao projetos, “estamos a construir uma terceira via”, uma vez que “o projeto já fez parte do ano internacional da compreensão global em 2016 e está, neste momento envolvido com uma rede mundial do GEOFORO”, exemplificou.
Ilda Bicacro tem sido a professora rosto do projeto no concelho da Sertã e a impulsionadora do mesmo. Para a docente de Geografia, “o projeto põe os jovens a olhar para os problemas do seu território e a avançar com soluções frescas, importante para os nossos autarcas”, facto “que também nos move a trabalhar com eles”.
Por outro lado, o “Nós Propomos” é importante na “aquisição de competências que podem ser importantes na vida futura dos alunos”, destacou José Carlos Fernandes, diretor do AES, dando o exemplo de alunos que tinham medo de falar em público, um receio que se esbateu com estas participações.

No entender de Ana Delgado, adjunta do presidente da câmara da Sertã, “estes projetos são mais uma forma de os políticos ouvirem a voz de quem vive na Sertã”. “Todas as propostas e opiniões aqui tecidas têm que ser apreciadas e consideradas pois eles serão o nosso futuro e se hoje já viverem voz ativa, futuramente terão mais empenho em olhar o seu país e a sua região”, disse.
Nestas jornadas ficou claro que os jovens estão a pensar o seu território, não numa forma depreciativa mas sempre em colaboração com as autoridades locais para deixarem a sua marca no território e assim ajudarem a resolver os problemas do dia-a-dia.

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
3346
Ontem
20094
Este mês
179606
Total
27382084
Visitantes Online
5