Imprimir

A Câmara Municipal de Mação e as várias entidades ligadas à proteção civil no concelho, como sendo os bombeiros, a GNR, a proteção civil municipal e os presidentes das juntas de freguesia, reuniram no passado dia 30 de abril, procurando uma partilha mais efetiva de conhecimentos e modos de atuação.

A reunião de “interligação e com vista a melhorar sinergias entre os diversos agentes de proteção civil do município, teve ainda como objetivo alinhar procedimentos entre as várias entidades, disse à Rádio Condestável António José Louro, vice-presidente da autarquia maçaense. Aconteceu numa altura de mudanças na legislação e saldou-se como “positiva, contribuindo para melhorar no futuro a forma como todos estes agentes servem a população do concelho”, acrescentou.
Num território que já viu arder em verões passados, grande parte do seu território, cada estação quente que se aproxima ainda traz receios, porque o concelho “tem sempre um enorme risco de incêndio florestal e ainda temos uma área muito significativa que não foi atingida pelos incêndios e que gera grande preocupação como sendo as freguesias de Cardigos e de Amêndoa”, disse. “Estamos empenhados em fazer as faixas de proteção das vias municipais e limpar os 10 metros para cada um dos lados da via e a executar um conjunto de ações para aumentar a segurança e compartimentação da floresta”, enumerou.

Neste quadro de prevenção a autarquia tem na população um grande aliado, uma vez que esta não dificultou o trabalho da edilidade na abertura de faixas de contenção. “Foi extremamente positiva a forma como os proprietários colaboraram. Acho que as pessoas já interiorizaram a necessidade de termos este tipo de infraestruturas. Perceberam que a intervenção estava a ser feita no sentido de os servir e de melhorara a sua segurança e das suas propriedades”, confirmou, agradecendo a todos os proprietários florestais que têm vindo a colaborar com o Município na construção dessas faixas”, finalizou.
Fruto dos incêndios de 2017 a autarquia ainda está a executar algumas candidaturas, nomeadamente na estabilização de emergência e manutenção de linhas de água.

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
5766
Ontem
6860
Este mês
230395
Total
27432872
Visitantes Online
10