Imprimir

As Praias Fluviais do Bostelim, no concelho de Vila de Rei, do Carvoeiro, no concelho de Mação e de Pampilhosa da Serra, Janeiro de Baixo, Santa Luzia e Pessegueiro, no concelho de Pampilhosa da Serra, foram distinguidas com a Bandeira Azul.

No caso de Vila de Rei é o quarto ano consecutivo, em Mação a atribuição acontece pelo 13º ano consecutivo. A distinção é atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
No caso da praia Vilarregense, a única do distrito de Castelo Branco a exibir o galardão, motiva a autarquia a dar ainda maior importância ao feito. Ricardo Aires, presidente da câmara sublinha que “Vila de Rei é já igualmente reconhecida pela enorme qualidade das suas zonas balneares que, anualmente, recebem largos milhares de visitantes. Esta nova e importante distinção à Praia Fluvial do Bostelim vem reforçar e reconhecer esta qualidade, para uma Praia Fluvial que se vem afirmando como ideal para programas em família, com espaços verdes e bastantes sombras nas áreas circundantes, aliados a uma qualidade de água que permite obter tão importante galardão.”

A Praia Fluvial de Carvoeiro localiza-se na localidade que lhe dá o nome, a cerca de 25 minutos de Mação e segundo a autarquia, “tem sido uma agradável surpresa para todos os que a visitam, não só pelo enquadramento natural, mas também pela qualidade das infraestruturas que a compõem e que têm vindo a melhorar de ano para ano”. Dispõe de vários equipamentos que permitem ao visitante passar ali um dia agradável, como balneários, bar, parque de merendas, churrasqueiras, espreguiçadeiras e toldos de palha, posto de primeiros socorros, estacionamento. Está dividida com zona de banhos para adultos e para crianças e é uma praia vigiada por nadadores-salvadores. Tem cadeira anfíbia para pessoas com mobilidade reduzida.
Na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo foram assim cinco as praias a receber o galardão, ou seja, além das já referidas de Vila de Rei e de Mação, também Aldeia do Mato, Fontes (Abrantes) e Agroal (Ourém).
Este ano o desafio do programa Bandeira Azul, “é continuar a sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar. O caminho passa pela educação ambiental e pela adoção de comportamentos mais racionais e eficientes na utilização de recursos. Uma educação para a conservação, proteção e melhor gestão, que começa nos nossos rios e termina no mar. Uma educação por uma sociedade de baixo carbono."

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios. Os critérios do programa estão divididos em quatro grupos, ou seja, Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.
O galardão vai ser entregue a um total de 352 praias, sendo 317 praias costeiras e 35 praias fluviais.
De referir ainda que, paralelamente, a Praia Fluvial do Bostelim vai igualmente receber a Bandeira ‘Praia Acessível’, que pretende destacar as praias portuguesas que, assegurando boas condições de acessibilidade, viabilizam a sua utilização, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, a todas as pessoas, independentemente da sua idade, possíveis dificuldades de locomoção ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
3306
Ontem
13244
Este mês
222020
Total
26252222
Visitantes Online
11