Imprimir

De 1 a 31 de maio a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere manda todos “à fava”. Ninguém leva a mal pois este Festival da Fava “sui generis” traz ao concelho, amantes e curiosos de uma gastronomia diferente.

Neste caso o “ir à fava é ir a Ferreira do Zêzere provar os tesouros gastronómicos que temos para oferecer neste festival e que são muitos”, disse à Rádio Condestável Hélio Antunes, vereador da autarquia ferreirense.
Este é um festival “que se ama ou que se odeia”, contextualizou, e a fava pode ser degustada, durante um mês, em nove restaurantes aderentes em entradas, sopas, pratos principais e sobremesas, de onde se destaca a musse de fava “sublime e que já entrou no cardápio do restaurante que a inventou, ou seja a Casa dos Leitões, e que está presente o ano inteiro na ementa”, descreveu. As receitas são “irresistíveis”, garante, confirmando que “quem gosta de favas faz quilómetros para vir a Ferreira do Zêzere”.
Se o interior está cada vez mais na moda, oferecer um festival diferente quase todos os meses tem sido uma aposta ganha e para continuar. A ideia é “promover os produtos locais, pratos tradicionais que já estavam esquecidos e colmatar algumas épocas baixas em termos de turismo. Estes festivais têm vindo a preencher essas épocas”, notou. Por outro lado, como os festivais são mensais estão a entrar na agenda de locais e visitantes e “começam a tornar-se um hábito. Têm fidelizado público”, sublinhou.
O produto base para a confeção dos pratos chega de produtores locais, principalmente da zona de Chãos e Areias, dos donos dos restaurantes e, pela afluência de comensais, do mercado global.
Aconselha-se aos interessados a fazerem marcação de mesa. O festival acontece aos fins-de-semana mas há possibilidade de degustar os pratos também durante a semana, por marcação.
Em Ferreira do Zêzere os festivais arrancam com as migas em janeiro, a mostra da tigelada em fevereiro, festival do lagostim em abril, da fava em maio, do ovo em junho e da abóbora em novembro.

O Festival da Fava acontece nos restaurantes Quinta do Adro, O Rio, Nossa Senhora do Pranto, Manjar S. Miguel, Casa dos Leitões, Pizzaria Toscana, Churrasqueira Penim, Fonte de Cima, a Grelha do Zêzere e o Cantinho da Ana. Também na Pastelaria Pérola do Zêzere, Café Santos, Churrasqueira do Zêzere e café petiscos “O Mocho”.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
1280
Ontem
14375
Este mês
261430
Total
26691102
Visitantes Online
15