Imprimir

Três corporações de dois distritos trabalharam em conjunto…Os Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos, de Pedrógão Grande e de Cernache do Bonjardim, realizam durante a manhã de ontem, 28 de abril, um exercício/simulacro de “acidente rodoviário com multivítimas”, na Ponte da Bouçã, sobre o Rio Zêzere.

A referida ponte situa-se no limite dos concelhos da Sertã e de Figueiró dos Vinhos e dos distritos de Castelo Branco e de Leiria. O objetivo principal visou colocar várias corporações próximas a trabalharem em conjunto, destacou à Rádio Condestável, Carlos Guerra, Comandante Distrital da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil de Leiria. “Estes limites administrativos não existem no que são questões de proteção e socorro” e “estas barreiras têm que ser constantemente dirimidas”, confirmou.
O exercício sobre “intervenção e segurança rodoviária”, promovido por aquelas três corporações de voluntários envolveu um autocarro, dois veículos ligeiros, com múltiplas vítimas e mobilizou 103 operacionais e 27 viaturas.

Os bombeiros envolveram neste simulacro várias valências, como sendo o socorro às vitimas do autocarro com crianças, algumas evacuadas pelas equipes de socorro de grande ângulo, às vitimas de uma viatura ligeira que estava submersa e que teve que ser retirada pelos mergulhadores, um incêndios numa habitação e toda a triagem e encaminhamento para as unidades hospitalares das vítimas com vários graus de gravidade.
Nestas situações “é muito importante que as pessoas saibam quem é o seu interlocutor do outro lado, quais são as competências de cada um e as suas valências”, explicou ainda o Comandante Carlos Guerra e isso consegue-se “treinando e aqui aplica-se um treino difícil para um combate fácil”, defendeu.

Incluir crianças neste exercício deveu-se ao facto de por ali passarem, todos os dias, transportes públicos escolares. “A questão do desencarceramento de transportes coletivos tem sido uma constante”, disse ainda o comandante.
Neste momento nota-se uma cada vez maior interação entre os vários corpos de bombeiros no que à formação dos operacionais diz respeito, extinguindo assim, “paulatinamente” as barreiras administrativas que existem e que “cada vez menos fazem sentido”, reforçou Carlos Guerra, notando “o esforço feito pelos corpos de bombeiros” que têm conseguido, “de forma exemplar, essa interação conjunta quer ao nível da formação, da instrução, da interligação ou na partilha de meios”, reforçou.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
2872
Ontem
13244
Este mês
221586
Total
26251787
Visitantes Online
12