Imprimir

Objetivo: desenvolver o turismo religioso. Romaria de S. Nuno de Santa Maria arrancou ontem… No dia 26 de abril de 2009, o Papa Bento XVI dava ordem para que o Beato Nuno de Santa Maria fosse inscrito no catálogo dos santos.

Três anos depois a Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim começou a realizar a Romaria de S. Nuno de Santa Maria, iniciativa que se repete este ano, pelo sétimo ano consecutivo. Foi inaugurada ontem, assinalando assim o 10º aniversário da canonização deste Santo, nascido em Cernache do Bonjardim, a 24 de junho de 1360.
A romaria abriu com a inauguração de uma exposição trazida pela mão da Fundação Batalha de Aljubarrota. Aconteceu no átrio do Seminário das Missões e Filomena Bernardo, presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais (UFCBNP), confessou que a mostra “vem abrir o apetite a visitar o Centro Interpretativo de Aljubarrota e a conhecer melhor a vida e as batalhas travadas por Nuno Álvares Pereira”. Esta introdução serviu para deixar no ar a ideia de que, do mesmo modo, “Cernache do Bonjardim merecia um museu ou um centro interpretativo da parte religiosa para desenvolver aquilo que se fala há tanto tempo: o turismo religioso”, considerou. Esta mostra vai agora ficar patente ao público no Atelier Túllio Vitorino até ao dia 24 de junho próximo, aos fins-de-semana.
A Romaria é, para a Câmara Municipal da Sertã, um dos eventos anuais de maior destaque do concelho, organizado em conjunto pelo Município e pela UFCBNP. José Farinha Nunes, presidente da autarquia, disse também que é “uma das grandes manifestações que estão a ajudar a alavancar o nosso turismo religioso”, muito por causa da “força que S. Nuno de Santa Maria tem enquanto elemento potenciador do turismo”, vincou.

O trabalho nesta vertente “tem anos mas ainda existe um longo caminho a percorrer”, disse o autarca, crente que “estamos preparados para desafiar a sociedade civil e os diferentes agentes, para transformar Cernache do Bonjardim num local onde é possível fazer germinar um importante polo turístico ligado à religião e à história”.
O dia de ontem foi ainda preenchido com uma missa e uma procissão das velas desde a Igreja Matriz até ao Seminário das Missões e com um concerto de Saint Dominic’s Gospel Choir (ver notícia relacionada).
Hoje, pelas 10:00 decorrerá a pintura de um mural no Pavilhão Desportivo desta Vila sobre a “Batalha de Aljubarrota” e à tarde, pelas 15:00 terá lugar a conferência “À Conversa com os Missionários” no Salão Nobre do Seminário das Missões. Esta iniciativa vai contar com as presenças de missionários como o Padre Adelino Ascenso, e os Padres Luis Vieira, Luís Figueiredo, Castro Afonso e Paulo Jorge, entre outros”, bem como com a exibição de testemunhos de missionários do Japão ou de Moçambique, por exemplo. A par da animação musical, às 19:00 terá lugar uma recriação histórica da Batalha de Aljubarrota, no recinto do Seminário.

Amanhã, domingo, terá lugar a missa de ação de graças a S. Nuno na Igreja do Seminário às 11:00 e às 15:30 o 36ª festival de folclore do Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim no recinto do Seminário (ver notícia relacionada).

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
10841
Ontem
10168
Este mês
201788
Total
26631461
Visitantes Online
13