Imprimir

Tigelada e Mel dão o mote... Este ano a Tigelada e o Mel são o tema central das Festas do Município em Proença-a-Nova que se realizam entre os dias 14 e 16 de junho, e que trazem algumas novidades.

Destaca-se a inauguração do Mercado Municipal e da Fábrica da Tigelada, a realização do II Fórum Empresarial, os espetáculos com “We Are the 90s Kids” (14 de junho), “The Béyà Vu Experience” (15 de junho) e Marco Rodrigues (16 de junho), a presença da RTP e da equipa do “Aqui Portugal”, um programa paralelo com atividades desportivas, culturais e de animação, área expositiva com empresas de vários setores de atividade, as associações do concelho, que garantem a comercialização da tigelada nos tradicionais caçoulos de barro e as tasquinhas.
No aspeto da animação musical, este será o “ano zero” de uma experiência que a autarquia pretende fazer e que, “se der resultado vamos manter esta filosofia nos próximos anos”, disse João Manso, vice-presidente da câmara municipal na apresentação do evento. "Não vamos apostar em artistas conhecidos”, divulgou o vice-presidente.

Estas festas representam uma importante componente económica para o concelho, facto destacado por João Lobo, presidente da autarquia. Proença deverá ter cerca de cinco mil cabras mas já teve 18 mil e a câmara quer potenciar esta vertente com a tigelada que “tem necessidade do leite de cabra, que só existe se tivermos rebanhos”, disse. "Para darmos escala, para o dinamizar e criar cadeia de valor”, o Município já contactou o CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar para desenvolver estudos que permitam a integração deste doce, no circuito comercial, “criando valor acrescentado”, revelou João Lobo. No dia 13, Dia do Município, dedicado à "economia circular e os contributos para a sustentabilidade ambiental", será inaugurada a Fábrica da Tigelada, instalada na antiga escola do Pergulho. À entrada do edifício estará o Centro Interpretativo da Tigelada que, para além de reunir utensílios utilizados na confeção do doce, contará a sua história e tradição.

Utilizadores do mercado sem sacos de plástico

Ainda no dia 13, serão inauguradas as obras requalificação do Mercado Municipal onde, por exemplo, “não vão existir sacos de plástico, mas sim de linho e reutilizáveis”, dando-se assim início a uma nova consciencialização, apostada na economia circular, referiu João Lobo. “Vamos sensibilizar para o uso de sacos reutilizáveis e abandonar o plástico”, reforçou.

No dia 14, como já vem sendo hábito, decorre o fórum empresarial que este ano se vai debruçar sobres os desafios e as oportunidades dos agentes económicos, os quais podem passar por olhar para as empresas de futuro para estes territórios mas também para a internacionalização mostrando-lhes a competitividade que isso acarreta e a sua capacitação.
Na noite de sexta-feira, 14 de junho entra em cena o espetáculo, “We are the 90’ Kids”, dos produtores do Revenge of the 90’s, que trará os melhores hits dos anos 90, convidando todos os presentes a se vestirem dentro do espírito da época.
Com estreia nacional no dia 15 de junho, The Béjà Vu Experience é um espetáculo cénico com bailarinos, jogos de luzes e fogo-de-artifício, que destaca músicas da artista americana Beyoncé. Já o fadista Marco Rodrigues, que apresenta o seu novo disco, será o convidado da noite de domingo, subindo ao palco depois da atuação das tunas académicas. A Marcha Popular do Bairro da Boavista (de Benfica, em Lisboa), o programa da RTP “Aqui Portugal” e a novidade das “happy hours”, ou “horas felizes”, são outros destaques da Festa do Município que é muito mais do que a vertente cultural.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
893
Ontem
17901
Este mês
405155
Total
25026903
Visitantes Online
36