Imprimir

Feira do Queijo é este fim-de-semana...A vila de Alcains recebe, este fim-de-semana a Feira do Queijo. Acontece assim, no Museu do Canteiro, mais uma mostra das potencialidades daquela freguesia do concelho de Castelo Branco que tem no queijo, uma das suas maiores riquezas.

Após inaugurar o certame Luís Correia, presidente da câmara de Castelo Branco lembrou o incentivo que a autarquia tem feito no aumento da produção, e “isso está a acontecer. Estamos a liderar um processo de valorização do queijo de toda a região centro, através do InovCluster”, confirmou. O autarca destacou Alcains por ainda produzir o queijo de forma artesanal e por isso “tem que ser ainda mais valorizado”, atestou.
O Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro liderado por Castelo Branco está a dar os primeiros passos e Luís Correia acredita que no futuro ajudará ainda mais a alavancar este setor que “está a crescer e que vai ter futuro porque é cada vez mais valorizado e tem uma tradição muito forte no concelho”, reforçou.

Mário Rosa é o presidente da Junta de Freguesia de Alcains e na abertura do certame confirmou à Rádio Condestável a expansão deste negócio dizendo que “há uma maior produção porque há novos produtores e vendedores, dentro de Alcains”.
No âmbito do programa desta feira, terão lugar momentos de fabrico do queijo e de requeijão, facto que também ajuda a trazer muitos visitantes à Vila disse ainda Mário Rosa.
Daniel Lopes segue uma tradição que do tempo da sua bisavó Matilde, há mais de um século. Tem uma produção onde faz criação dos animais e queijo para comercializar. Apesar destes certames incentivarem o negócio, defende uma “maior união entre produtores para valorizar mais o produto e não baixar a qualidade, o preço e termos força no mercado”, notou.

Em todas as edições desta mostra, Daniel Lopes apresenta uma inovação com base no queijo. Depois dos pastéis de queijo, do pão de queijo ou do doce de requeijão, este ano apresenta as pipocas de queijo.
Esta feira tem uma aposta forte no cartaz cultural com a atuação, esta noite dos Azeitonas e em atividades paralelas como sendo sessões de showcooking e, amanhã dia 14, como tem acontecido todos os anos, tem inicio, às 09:00, a Rota das Leiteiras. Trata-se de um passeio pedestre organizado pela Associação Papa Léguas. Às 09:30 começa um passeio de motorizados, organizado pelo Motoclube de Alcains Dogs’Land.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
6560
Ontem
15893
Este mês
343984
Total
25958263
Visitantes Online
46