Imprimir

A fé e a tradição voltam a estar em destaque nas celebrações dos Passos e da Semana Santa em Pedrógão Grande, que decorrem até dia 21 de abril. Todos os anos com um programa vasto, as cerimónias religiosas e culturais revelam “enorme realismo e emoção, atraindo milhares de pessoas nesta época do ano a Pedrógão Grande que perpetua uma tradição fortemente vivida em todo o concelho”, lê-se numa nota enviada à comunicação social.

A vila de Pedrogão Grande transforma-se assim numa grande Via-Sacra, num sinal de fé e cultura que se perde na memória dos tempos. Nestes dias transforma-se para receber os mistérios da Fé no evento dos Passos e da Semana Santa, estruturada num conjunto de momentos religiosos particularmente marcantes na vida da comunidade pedroguense. Assim, a 14 de abril decorrem as cerimónias do Domingo de Ramos e de 18 a 21 de abril a Semana Santa.
As janelas, varandas e sacadas do centro histórico, "vestem-se" a rigor, enfeitadas com colchas e toalhas, num cenário que se repete ano após ano e constitui um momento particularmente relevante na vida da comunidade, incluindo a diáspora que, nesta quadra, aqui aflui vindos de todas as partes por onde andam dispersos os filhos da terra, para alimentar a fé que os liga à sua igreja e fortalecer as raízes que os ligam ao seu torrão natal. Depois de satisfeitas as devoções e cumpridos os votos, vá de dar largas à emoção e à alegria, num convívio salutar e fraterno, com os parentes e amigos.
A organização pertence à Santa Casa da Misericórdia e à Paróquia de Pedrógão Grande e conta com a colaboração da câmara, da Junta de Freguesia de Pedrógão Grande, da Guarda Nacional Republicana, dos Escuteiros de Pedrógão Grande e da Sociedade Filarmónica Pedroguense.
Os Passos e a Semana Santa são eventos de grande relevância na cultura portuguesa, não só no contexto religioso como no contexto social. Em Pedrógão Grande encontram a sua máxima expressão na forma como tradicionalmente estes momentos são representados, integrando elementos religiosos e culturais na reprodução dos momentos mais marcantes da Páscoa.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
906
Ontem
17901
Este mês
405167
Total
25026916
Visitantes Online
28