Imprimir

Os Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim voltaram a estar em destaque no 8º Concurso Nacional de Doçaria Conventual, na categoria de Doçaria Conventual de Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã.

Deste modo, e pelo terceiro ano consecutivo os cartuchos de amêndoa da empresa Docinhos de S. Nuno de Silvina Ladeira arrecadaram a medalha de ouro e os cartuchos de amêndoa da empresa Gapo&Oliveira, Lda, trouxeram para casa a medalha de prata.
Para Silvina Ladeiras o ouro é prova de que os braços não se baixam e de que é necessário “trabalhar todos os dias para manter a qualidade” e “é uma mais-valia para o cliente porque continua a comer um doce com a mesma qualidade”.
Simões Gapo conseguiu subir um patamar em relação a 2018, prova de que a dedicação a um produto tradicional é trabalho diário e “reflete o valor e a importância que este produto tem”. O empresário não esconde a vontade de chegar ao ouro, “mas este ano também foi muito bem entregue e dou os parabéns à Docinhos de S. Nuno”, disse, deixando claro que o importante é manter estas distinções pois quem ganha é o doce, “é sempre um prestígio e enaltece o concelho e Cernache do Bonjardim”.

Em ambas as empresas, de ano para a ano o negócio dos cartuchos vai crescendo e Simões Gapo desvendou que um empresário que vai abrir uma pastelaria em Lisboa está interessado nos cartuchos da sua empresa. Também foi contactado pela organização de uma excursão para estar preparado pois virá muita gente. “É para estarmos preparados”, confirmou.
Silvina Ladeiras deve o crescimento do negócio à publicidade que tem sido feita na comunicação social, local e nacional. Tem encomendas de todo o lado, mesmo do estrangeiro, mas recorda um cliente do Porto que “foi à internet, viu o concurso e a nossa medalha de ouro e encomendou. Veio diretamente do Porto busca-la porque tinha curiosidade em provar”, confirmou, reforçando que “isto para a terra e para o doce é uma mais valia”.

Desde que começou este negócio que muita coisa mudou e a imagem e cuidado com o produto são alguns exemplos. Simões Gapo defende que a imagem da caixa mostre a tradição pois “este não é um produto recente. É uma tradição antiga”, disse. Silvina Ladeiras mudou igualmente o tamanho das caixas, para que os cartuchos não fossem tão apertados, acrescentou algumas informações e alterou a forma de as abrir.
Na Gapo&Oliveira o negócio é mais industrial e na Docinhos de S. Nuno mais familiar. Silvina Ladeiras vai continuar sozinha nesta arte de manusear a tradição, até que algum familiar lhe queira seguir os passos.
Os Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim ganham apreciadores de dia para dia e com eles, dimensão e prestígio para a vila e para o concelho. A par dos órgãos de comunicação social também se publicitam nas festas, feiras e romarias, no concelho e na região.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
1568
Ontem
17901
Este mês
405829
Total
25027577
Visitantes Online
13