Imprimir

Foram inaugurados, no final do mês de março, dias 29, 30 e 31, dois percursos de birdwatching (observação de aves) em Castelo Branco, os quais permitem observar paisagens, habitats e aves diferentes. Deste modo, “Castelo Branco revela oferta turística diferenciadora e de excelência”, garante a autarquia em nota enviada à comunicação social.

A iniciativa, promovida pela autarquia albicastrense, que contou com mais de uma centena de participantes é assim, para Luís Correia, presidente da câmara “mais uma aposta em termos turísticos que fazemos. O concelho tem muito potencial nesta área, com toda a zona do Tejo Internacional, albufeira de Santa Águeda e outras zonas importantes”, exemplifica.
O objetivo dos percursos de birdwatching no Parque Natural do Tejo Internacional, percurso sul, e pela albufeira de Santa Águeda, percurso norte, é “promover o turismo da região no que respeita às atividades ligadas à natureza, bem como contribuir para a valorização do património do concelho”, sustenta a mesma nota. Para Luís Correia, este projeto, “é mais uma aposta naquilo que é a nossa estratégia de promoção turística, neste caso direcionada para o turismo de natureza", reforça o autarca.

Os dois percursos de observação de aves são essencialmente de cariz rodoviário, mas incluem alguns percursos pedestres, que resultam de "condições ímpares para a prática desta atividade, tornando-nos num destino turístico de excelência para os amantes desta modalidade”. “Trabalhamos de forma articulada e consciente de forma a atrairmos cada vez mais turismo para o Concelho de Castelo Branco", afirma ainda o edil.
O projeto, apresentado em 2018 e materializado no ano seguinte, ofereceu a possibilidade aos participantes de observar algumas aves raras, ou algumas aves só encontradas em determinados habitats, como é o caso das grandes águias ou cegonhas negras, bem como aves aquáticas.
Todos os percursos definidos para a prática de observação de aves encontram-se equipados com sinalética apropriada, oferecendo ainda, a todos os participantes, um Road Book de orientação, associado a cada um dos percursos que salienta os pontos de maior importância. A estreia dos percursos de BCB incluiu uma visita ao CERAS – Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco, que culminou no apadrinhamento e libertação de um peneireiro (Falco tinnunculus) e de um cágado.
Estes percursos estão abertos e podem ser utilizados em qualquer altura do ano, sendo que os interessados podem levantar o road book no Posto de Turismo de Castelo Branco.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
239
Ontem
21702
Este mês
255730
Total
26285931
Visitantes Online
23