Imprimir

A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) reuniu o Conselho Geral no Auditório Municipal de Proença-a-Nova, no passado dia 23 de março.

Marcaram presença mais de 110 associados que debateram o processo de descentralização de competências da administração local para as autarquias e juntas de freguesia. Convidado para a sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, destacou o papel das juntas de freguesia como estando na base da proximidade da administração local às populações, recordando a sua própria experiência como presidente da mesa da Assembleia de Freguesia na Junta de Freguesia de Sobreira Formosa, lê-se numa nota enviada à comunicação social.
“A delegação de competências representa uma oportunidade, até porque os autarcas, sejam de município ou de freguesia, estão sempre a pedir ao Governo essa delegação, concordemos muito ou pouco com a situação. Proença-a-Nova já fez delegação de competências e ainda que não sejam todos do mesmo partido, são tratados de forma igual: se o objetivo central da nossa ação são os nossos cidadãos, e são aqueles que devemos servir, temos de olhar objetivamente para os serviços que prestamos”. João Lobo considera importante reavaliar-se o processo de reorganização do mapa das freguesias, mas não em ano eleitoral porque só irá trazer ruído quando o convite é olhar-se para o essencial.
O presidente da ANAFRE, Pedro Cegonho, referiu a importância do processo de descentralização em curso, considerando que há determinadas competências que não devem estar na Administração Central, mostrando a disponibilidade das freguesias em todo este processo. “Que possamos abrir um período de diálogo entre as freguesias e os municípios para que nestes três anos faseados em que se pretende implementar este novo processo de descentralização possamos dar mostras de, mais uma vez, o poder local ser peça essencial da democracia”, referiu.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
1822
Ontem
16140
Este mês
273452
Total
26303654
Visitantes Online
29