Imprimir

Devido ao aumento da intensidade do vento e manutenção dos valores de temperatura acima do habitual para esta época do ano, previstos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um aviso à população para perigo de incêndio rural.

A situação descrita irá traduzir-se em humidade relativa do ar (HRA) inferior a 30% na generalidade do território do continente, intensificação do vento e temperatura máxima acima dos valores normais para a época do ano, a contribuir para onda de calor, com valores entre 25ºC e 28ºC nas regiões do centro e sul e entre 20ºC e os 25ºC na região norte.
Deste modo, e segundo adianta a ANPC, este cenário meteorológico traduz-se num aumento dos índices de risco de incêndio, até quarta-feira, 27 de março, com condições favoráveis à rápida propagação de incêndios, em todo o território continental, com níveis elevado a muito elevado.
Em função da previsão das condições meteorológicas é expectável a ocorrência de tempo seco com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais.
Assim, a ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja de nível muito elevado ou superior, a queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa.
A ANPC recomenda assim a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.
Considerando a situação operacional, a ANPC determinou o reforço e o pré-posicionamento de meios da Força Especial de Bombeiros, nomeadamente, e ao que a esta região diz respeito, as equipas de Combate a Incêndios Rurais e de Análise e Uso do Fogo de Proença-a-Nova.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
2174
Ontem
16140
Este mês
273805
Total
26304006
Visitantes Online
37