Imprimir

Foram inaugurados hoje na Sertã e em Pedrógão Pequeno… Foram inaugurados hoje, 15 de março, os Espaços do Cidadão da sede de concelho e da freguesia de Pedrógão Pequeno.

A partir de agora os munícipes contam com um espaço multifuncional onde é possível recorrer a diversos serviços públicos. Na Sertã o espaço está instalado no edifício da câmara municipal, no Gabinete de Atendimento Integrado ao Munícipe e em Pedrógão Pequeno está disponível na sede da junta de freguesia.
Tal como disse José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, à semelhança do espaço já inaugurado em Cernache do Bonjardim, “estes dois respondem a um conjunto de necessidades há muito identificadas pela população e são um sinal de que o Estado quer estar ao lado das populações e quer facilitar a sua vida, independentemente do local onde se encontrem”. Para o autarca, há ainda “uma imagem de futuro associada a estes serviços que são uma peça chave para a modernização e simplificação administrativa”, já que “disponibilizam valências que facilitam o acesso à Administração Pública, aumentam a literacia digital e complementam as redes de atendimento presencial já existentes no território”, reforçou.

Estes dois novos Espaços do Cidadão foram inaugurados por Luís Filipe Goes Pinheiro, secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, que destacou a “grande virtude” dos mesmos, pois com um ou dois funcionários “é possível prestar serviços de diferentes departamentos da Administração Pública”. Basta que os mesmos recebam “a formação e o acesso às tecnologias adequadas para a aceder às infraestruturas centrais”, disse, dando o exemplo de alguns assuntos que podem ser tratados como a renovação da carta de condução ou o pedido do certificado de registo criminal.
No caso de Pedrógão Pequeno, este era um serviço que a junta de freguesia há muito ambicionava. Agora “ficamos com o Estado central mais próximo”, deu conta Manuel Dias, presidente da edilidade. Apesar de terem existido custos, “o futuro do interior passa por fazermos algum esforço para que as pessoas tenham alguma qualidade de vida”, sustentou, realçando que a renovação da carta de condução tem sido o serviço mais procurado nesta freguesia em que "a maioria das pessoas tem mais de 50 anos e não existe uma rede de transportes que permita as pessoas irem à sede de concelho tratar destes assuntos", ilustrou.
Os Espaços do Cidadão já estão em instalados em 551 locais. Já atenderam mais de um milhão e duzentas mil pessoas, ou seja uma média de 106 mil por mês.


Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
4604
Ontem
27185
Este mês
822822
Total
24411428
Visitantes Online
33