Imprimir

Está patente ao público em Pedrógão Grande, desde o passado dia 9 de março a exposição fotográfica “O Grito da Natureza”. A mostra pode ser apreciada no Centro de Interpretação Turística do concelho até dia 21 abril.

A exposição é da autoria de Rita Patacas, e é organizado pela Câmara Municipal de Pedrógão Grande e pela Casa de Pedrógão Grande em Lisboa.
A inauguração incluiu as intervenções da vice-presidente da autarquia, Margarida
Guedes, da presidente da Casa de Pedrógão Grande, Teresa Denis e ainda da autora
da exposição, Rita Patacas. Na oportunidade, Margarida Guedes afirmou que esta exposição desde logo lhe despertou “coisas boas e coisas más”. “Boas, o renascer, o
verde e a vida que a sensibilidade da autora conseguiu captar, regozijando-se por ali ver plasmado o primeiro verde e primeira flor que surgiu após o incêndio, referindo-se ao tejo em flor. Más, naturalmente, o negro e as memórias daqueles dias trágicos, que desde logo afloram”, lê-se numa nota da autarquia enviada à comunicação social.
A vice-presidente terminou com uma mensagem de esperança com base nas fotografias expostas.
Rita Patacas deixou a explicação de que tentou “captar o renascer, a vida” e ao mesmo tempo “deixar o alerta para a intervenção que temos que fazer de forma a termos uma reflorestação responsável e uma floresta sustentável”.
“Um retrato fotográfico despretensioso que enaltece a força da natureza na reconquista do seu território, após sofrer as mais extremas condições. Os incêndios de 2017, no concelho de Pedrógão Grande, consumiram vastas áreas e, ainda hoje, estão vivos na memória coletiva. Entre outras conclusões, da devastação provocada pelo fogo, extraiu-se a urgência da intervenção humana na gestão cuidada do território - de uma reflorestação responsável, que contribua para a sua conservação para a biodiversidade e para o uso racional dos recursos naturais.
Nesta exposição, cada fotografia ecoa o grito urgente da natureza e convida ao cuidado da nossa floresta: património de riqueza inestimável”, lê-se ainda na mesma nota.
As fotografias poderão ser apreciadas nos dias úteis, das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
5525
Ontem
12536
Este mês
291521
Total
25418756
Visitantes Online
7