Imprimir

Treze alunos do 12º ano da Escola Secundária da Sertã estiveram, de 4 a 8 de março, na ilha de S. Miguel, Região Autónoma dos Açores, em intercâmbio com duas escolas no âmbito do Projeto “Nós Propomos!”.

Este intercâmbio realizou-se entre a escola sertaginense, a Escola Secundária da Ribeira Grande, a Escola Profissional do Sindicato do Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores, EPROSEC.
De acordo com uma nota à imprensa enviada pelo Agrupamento de Escolas da Sertã (AES) o objetivo principal foi “apresentar a experiência pedagógica e de cidadania desenvolvida na escola da Sertã nos últimos três anos em que estes alunos participaram no projeto e assistir à apresentação dos trabalhos desenvolvidos, no âmbito do mesmo projeto, naquelas escolas da Região Autónoma dos Açores”.
Nestas jornadas, o grupo de alunos foi acompanhado pelo coordenador internacional do Nós Propomos, Sérgio Claudino, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL), da coordenadora do Projeto na Escola Secundária da Sertã, Ilda Bicacro, e naquelas duas escolas da ilha de S. Miguel, Pedro Trindade e Manuela Pereira e de outros professores que se encontram a desenvolver este projeto em Portugal.
Estas jornadas tiveram o seu ponto culminante no dia 7 de março, na EPROSEC, onde o grupo de alunos sertaginense subiu ao palco e foi porta-voz dos seus trabalhos durante os últimos três anos. Anastasiya, Bruno Lopes, Ana Rafaela, Duarte Lourenço, Cláudia Gaspar, Elisa Lopes e Marina Mouta “prenderam a plateia ao apresentarem as formas de trabalhar este projeto. Através da imagem conseguiram transportar a plateia para dentro dos seus trabalhos, partindo da observação do seu território, passando pelo levantamento e enunciado dos problemas, indo à forma como fazem as suas pesquisas, as entrevistas, os inquéritos, passando pelo tratamento de dados e chegando às propostas apresentadas”, descreve a mesma nota. Prémios, curiosidades e algumas histórias vividas por si e pelos seus colegas que não estavam presentes, foram igualmente apresentadas “de um modo inovador”. Este grupo foi também “embaixador” do seu concelho, ao mostrar as potencialidades que a Sertã tem como polo de desenvolvimento da sua região.
Depois da apresentação dos trabalhos das diversas escolas, houve debate em torno da metodologia do projeto, sua importância na formação de cidadão ativos e capazes de propor soluções jovens para os diversos problemas dos seus territórios.
Estas jornadas na Ilha de S. Miguel contemplaram ainda várias saídas de campo, quer na cidade de Ponta Delgada, quer em roteiro por toda a ilha, como sendo as Lagoas das Sete Cidades e do Fogo, Plantações de Chá da Gorreana, Furnas e Parque Terra Nostra foram alguns dos sítios de interesse onde o grupo fez visitas guiadas. Este intercâmbio foi organizado em estreita colaboração entre professores e alunos das três escolas. No âmbito deste intercâmbio, a Escola Secundária da Sertã recebe alunos e professores das Escolas Açorianas em maio de 2019. A Câmara Municipal da Sertã constituiu-se como um dos principais parceiros deste intercâmbio, tendo assegurado o transporte em autocarro para o aeroporto de Lisboa e no regresso à Sertã.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
5357
Ontem
12536
Este mês
291353
Total
25418588
Visitantes Online
14