Imprimir

Assinala-se hoje, 13 de fevereiro, o Dia Mundial da Rádio e, para comemorar a efeméride, os alunos da Universidade Sénior de Oleiros passaram a manhã nos estúdios da Rádio Condestável (RC). Guiados pelo diretor da estação, Carlos Ribeiro, os alunos puderam perceber o que é e como funciona uma rádio, constatando o que imaginam quando, em casa, ligam o rádio e ouvem a Condestável.

Edviges Rodrigues é uma das alunas da universidade e “vim ver coisas que a tecnologia tem desenvolvido muito e não imaginava como é que isto era feito”. Para Augusto Matos foi igualmente “uma surpresa” perceber como funciona uma rádio por dentro. “Fazia uma ideia mas não tinha a ideia completa”, disse, confessando ter gostado “da vossa organização, desde a redação até à transmissão em direto. Por muito que façamos ideia nunca sabemos como é que funciona na realidade. Fiquei elucidado” e agora “quando estiver a ouviu já consigo ver os vossos estúdios mentalmente”, explicou.
Alargar o imaginário destes alunos era precisamente o objetivo desta visita, confirmou Telma Veríssimo, da Câmara Municipal de Oleiros, até porque “a RC é uma rádio que lhes faz muita companhia. Quisemos que eles vissem com os próprios olhos como é que lhes chega a rádio a casa e como se processa toda a atividade”, confirmou.

Se a rádio assume um papel de companhia e de combate à solidão, também o projeto da Universidade Sénior o tem, sendo igualmente “um espaço de aprendizagem e cultura”, concordou Telma Veríssimo e os restantes alunos deste projeto em Oleiros. “Enquanto ali estamos esquecemos tudo o resto”, disse Edviges Rodrigues e, “vale também pelo prazer de passar algumas hora a conviver e isso é muito salutar”, reforçou Augusto Matos.
Neste momento a Universidade Sénior de Oleiros conta com mais de 100 alunos. Ali acontecem aulas, entre outras, de música, ginástica, saúde ou cidadania. É uma iniciativa do CLDS 3G Novos Desafios de Oleiros em parceria com o município.
O Dia Mundial da Rádio assinala-se a 13 de fevereiro pois foi nesta data que, em 1946, a United Nations Radio emitiu pela primeira vez um programa em simultâneo para um grupo de seis países.
A data foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012.
“A rádio continua a ser um meio bastante útil para as populações, seja como ferramenta de apoio ao debate e comunicação, de promoção cultural ou em casos de emergência social. A rádio tem acompanhado os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental”, refere a UNESCO.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
10508
Ontem
17901
Este mês
414769
Total
25036517
Visitantes Online
16