Imprimir

A Sociedade de Geografia de Lisboa promoveu, no passado dia 6 de fevereiro, um colóquio em Lisboa denominado "O Desenvolvimento do Interior e o Papel das Autarquias”. O presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, foi um dos oradores convidados.

Em nota enviada à comunicação social, a autarquia de Mação dá conta que Vasco Estrela referiu, nesse colóquio, que “a única solução para as escolhas não correrem tão mal daqui para a frente, como têm decorrido até agora, é haver, efetivamente, uma cada vez maior cooperação entre os Municípios, a par de uma maior cooperação entre o Estado central e as autarquias" e sublinhou que "são as autarquias que, nos territórios, melhor conhecem o potencial destas comunidades".
Na sua intervenção, Vasco Estrela explanou alguns projetos que a edilidade maçaense tentou firmar, mas para os quais não conseguiu apoio de vários governos, como o projeto de ordenamento da floresta, um investimento de um milhão de euros que a Câmara comparticipava em 500 mil euros. Face à inoperância governativa e aos incêndios que assolaram o Concelho de Mação, Vasco Estrela considerou que o reforço do papel da intermunicipalidade "é fundamental para corrigir as assimetrias que existem". O autarca disse ainda que a correção das assimetrias custa dinheiro, seja para reduzir a fatura de serviços de saneamento, abastecimento de água e de recolha de resíduos, mais caros nestes territórios, ou para baixar IRS de modo a atrair famílias.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
10731
Ontem
17901
Este mês
414992
Total
25036741
Visitantes Online
31