Imprimir

A Câmara Municipal de Pedrógão Grande assinou um protocolo para implementação de consultas de saúde oral para os utentes nos Centros de Saúde de Pedrógão Grande.

O protocolo foi estabelecido entre a autarquia e a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro), tendo sido previamente aprovado em Reunião de Câmara com os votos favoráveis dos três eleitos do Partido Socialista e a abstenção do vereador do PSD.
A Câmara Municipal de Pedrógão Grande aderiu a este projeto, “consciente da sua responsabilidade no que concerne à aproximação à população e ao seu papel na implementação do Plano Local de Saúde, com políticas de apoio social concretas, procurando desta forma alargar aos utentes o acesso a um serviço médico especializado e essencial à saúde, permitindo a obtenção de ganhos em saúde e qualidade de vida e diminuindo as assimetrias nesta área”, lê-se numa nota enviada à comunicação social.
Neste contexto, a Câmara Municipal de Pedrógão Grande reconhece a importância e necessidade de construir alianças com o SNS para uma efetiva implementação dos Planos Locais de Saúde.
Este projeto pretende garantir um acesso adequado a respostas de saúde oral nos cuidados de saúde primários, assente na referenciação pelo médico de família e na realização, por médicos dentistas, dos tratamentos considerados necessários em termos clínicos, excluindo as intervenções de natureza estritamente estética.
O protocolo estabelecido implica um investimento de 18.700 euros por parte da Autarquia, destinado à aquisição dos equipamentos necessários para as consultas, e ainda a realização das obras necessárias no espaço dedicado às consultas de medicina dentária nas instalações do novo Centro de Saúde de Pedrógão Grande. A ARS Centro compromete-se a garantir os recursos humanos necessários à realização de consultas de medicina dentária no Centro de Saúde, assegurar os consumíveis necessários a adequada prestação de cuidados de consultas de medicina dentária e garantir as adequadas condições de funcionamento do espaço dedicado à realização de consultas de medicina dentária, de acordo com os requisitos técnicos.
O Ministério da Saúde deu início à implementação de consultas de saúde oral no SNS, nos cuidados de saúde primários, de forma faseada, através do desenvolvimento de experiências piloto, envolvendo inicialmente um total de treze centros de saúde, e posteriormente alargado a todo o país e abrangendo já cerca de seis dezenas de unidades de cuidados de saúde primário.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
3379
Ontem
14375
Este mês
263529
Total
26693201
Visitantes Online
43