Imprimir

Baile de Gala marcou nova etapa no projeto educativo da escola… Há 20 anos a esta parte que a tradição se cumpre no Instituto Vaz Serra (IVS) de Cernache do Bonjardim com a realização do Baile de Gala dos Finalistas. Este sábado, 2 de fevereiro, 43 alunos vestiram-se a rigor e, na companhia de familiares, amigos, e restante comunidade educativa, celebraram oito anos de vida nesta escola, marcados por alguma instabilidade, mas sempre com a crença de notícias melhores e elas acabaram por surgir.

José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã disse que o anúncio do Ministério da Educação em voltar a financiar turmas no IVS “foi excelente para os que nunca deixaram de acreditar na viabilidade do ensino em Cernache”, incluindo a câmara que nunca desistiu da luta, e que “sempre empunhou bem alto a bandeira do IVS”. Uma batalha foi ganha mas os tempos de mudança obrigam esta escola a “ser capaz de continuar a inovar e de procurar assegurar novos níveis de aprendizagem”. “Há novos problemas a que é preciso dar resposta”, referiu o autarca.
O momento do passado sábado foi de “celebração da educação, do crescimento individual, da esperança e do futuro”, descreveu António Lagoa, Diretor Pedagógico daquele estabelecimento de ensino que, olhando para os rostos dos 43 finalistas viu “alegria pela cerimónia e ansiedade pelos desafios de amanhã”. No final desta etapa, António Lagoa deixou a mensagem de que os alunos “são o espelho da nossa ação educativa e o corolário de uma educação que faz a diferença na dimensão académica, humana, criativa e inovadora ”, enquadrou o diretor que não esqueceu todo o trabalho desenvolvido pelo seu antecessor, Carlos Miranda, ao longo de 14 anos como diretor.

Filomena Bernardo, presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais recordou com saudade o primeiro baile realizado há 20 anos no Salão dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim, quando os alunos finalistas desafiaram a escola para a organização de algo diferente. A autarca recordou igualmente palavras que disse há um ano e que remetiam para a ideia de que “muito ainda havia para escrever no livro da vida do IVS e aqui estamos de novo cheios de esperança e com o coração cheio de orgulho por ver estes finalistas que terminam esta etapa e que seguirão novos caminhos e novos horizontes”, disse. Nesse novo caminho, novas pessoas e desafios surgirão, mas a presidente de junta mostrou-se certa de que “o vosso coração vai transportar sempre esta grande escola”.

O segredo desta escola “é sermos uma família”, deixou presente Alexandre Santos, presidente da Associação de Estudantes e nesse espírito lembrou ainda um percurso onde se assistiu ao bom e ao mau, mas “nunca desistimos e sempre lutámos pelos nossos objetivos, da escola e da comunidade”, explicou. A gratidão dos que agora estão de saída é igualmente um marco para com esta escola e esse sentimento ficou vincado nas palavras de Ana Beatriz Lapa, presidente da comissão de finalistas que, apesar da recente vitória do IVS, apelou “ao empenho das autoridades políticas e de toda a comunidade para não baixar a guarda na defesa desta nobre instituição”.
As palavras de incentivo e de esperança foram também deixadas pelo presidente da associação de pais, Miguel Vieira.
Neste jantar, com cerca de 800 pessoas, participaram alunos que viveram este dia há 20 e 10 anos, mostrando assim, de viva voz que, apesar dos anos que passaram, de estarem longe, a escola que os ajudou a formar continua bem viva nos seus corações.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
310
Ontem
17467
Este mês
386723
Total
25513958
Visitantes Online
24