Imprimir

Está tudo a postos para Ferreira do Zêzere acolher, amanhã, dia 3 de fevereiro, a XX Feira de S. Brás, o padroeiro local. A organização é da Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere que, há 20 anos recuperou uma tradição dos anos trinta, interrompida perto dos anos 40, “em que esta feira servia para fazer trocas diretas, ou seja, nesta altura toda a gente trazia produtos caseiros como vinho, azeite, hortícolas para trocar por outros”, explicou à Rádio Condestável, Pedro Alberto, presidente da junta. A feira calhava nesta altura “pois já havia vinho novo e azeite e preparava-se a chegada da primavera”, disse ainda o autarca.

A recuperação desta realização aconteceu pela mão da junta de freguesia de então, há 20 anos, para “tentar dar alguma animação à vila, por alturas do dia de S. Brás que se assinala precisamente amanhã, dia 3, e para tentar expor as profissões do cesteiro, do tanoeiro, do oleiro e do artesanato que ainda existe na freguesia e do concelho”, lembrou.
Os preparativos para amanhã estão praticamente concluídos e as associações já estão a engalanar as suas bancas para fazer desta edição mais um sucesso, assim as condições climatéricas ajudem. A organização sabe que haverá frio, mas espera-se sol, por isso, “esperamos também alguns milhares de pessoas”. “Desde que não chova a feira é sempre um sucesso”, acalentou Pedro Alberto.
Quem ali acorrer poderá degustar a tigelada, com a realização paralela da Xª Feira da Tigelada, diversos petiscos tradicionais, vivenciar diversas tradições com teatro de rua, jogos tradicionais, concertinas e atuação de ranchos folclóricos, bem como apreciar outros tempos, uma vez que os participantes e as ruas estarão trajados  e engalanados, respetivamente, à época. “Uma das partes principais é os trajes a rigor que, tanto associações como visitantes, que gostam de participar, trazem para se divertirem ainda mais”, confirmou.
A feira vai decorrer na praça central da sede de concelho, a partir das 11:00. Em todas as barraquinhas podem ser encontradas as tradicionais tigeladas.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
5972
Ontem
14341
Este mês
306308
Total
25433543
Visitantes Online
58