Imprimir

Teve lugar no passado dia 27 de janeiro a Montaria de Pedrógão Grande. Um evento que atrai mais de meia centena de caçadores de norte a sul do país. Contou com a organização do Clube de Caçadores Bairradense (CCB) e com o apoio da Câmara Municipal de Pedrógão Grande.

Esta montaria surge pela paixão à caça enquanto desporto, mas também com o objetivo de atenuar os prejuízos causados por aqueles animais aos agricultores, cujas queixas são frequentes, porque não raramente veem as suas culturas dizimadas.
O resultado final totalizou quatro javalis cobrados, refere a autarquia numa nota enviada à comunicação social, onde se  confirma que “a satisfação global dos caçadores, mesmo dos que não dispararam, era visível, principalmente porque ficou bem demonstrado o potencial cinegético do concelho de Pedrógão Grande como móbil de atração ao território de aficionados pelas lides venatórias”.
Antes da partida para o terreno, a vice-Presidente da câmara Margarida Guedes, que dirigiu breves palavras de boas vindas, destacou a importância do evento e, evidenciado o facto de a grande maioria dos monteiros serem oriundos de fora do concelho, considerou o evento como verdadeiro cartaz turístico de promoção do concelho. Realçou depois o prazer e o bem receber dos pedroguenses e destacou a importância destas montarias para o equilíbrio cinegético.
No final, Paulo Costa, diretor da Montaria, mostrou-se agradado por “ter corrido tudo bem”.

“A caça a estas rezes favorece toda a gente”, assegurou, antes de acrescentar que “os caçadores não querem dizimar as espécies”. "Os monteiros são pessoas experientes e souberam cumprir as regras", assinalou. "É um dia de festa, de convívio, de reencontro de amigos e de fazer novos amigos", frisou.
O dia terminou com o leilão dos animais abatidos.
No final, em forma de balanço, Margarida Guedes, considerou que, ainda mais do que o bom resultado relativamente à caça propriamente dita, importa sublinhar a cuidada organização da montaria, os afincados esforços desenvolvidos no sentido de
garantir o cumprimento de todas as regras de segurança que estão inerentes a este processo venatório, e o facto de ter proporcionado, a todos os caçadores e acompanhantes, momentos de lazer, de salutar convívio e a oportunidade de degustar a gastronomia local e conhecer as suas belas paisagens.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
9472
Ontem
20331
Este mês
343564
Total
25470799
Visitantes Online
18