Imprimir

Foi inaugurada ontem 18 de janeiro na Sertã, data que assinala a morte do Padre Manuel Antunes, a mostra de três condecorações a ele atribuídas, duas em vida e uma a título póstumo.

Na Biblioteca Municipal que ostenta o seu nome, estão expostas a Ordem de Santiago d’Espada (atribuída pelo Presidente da República, General Ramalho Eanes) e a Ordem do Infante D. Henrique (entregue postumamente pelo Chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa). Para além das ordens honoríficas, estará também patente ao público o diploma Honoris Causa atribuído pela Universidade de Lisboa. As peças mostram “que o Padre Manuel Antunes foi uma pessoa importante e uma pessoa que marcou de uma forma singular, o tempo em que viveu principalmente na área cultural e académica, onde foi tão brilhante e aclamado e onde nos mostrou ser um ser humano completo, como disse o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa”, explicou Ana Marçal, responsável pela biblioteca
Esta mostra acontece no ano em que se assinalam os 100 anos do seu nascimento e as atividades que têm acontecido têm enriquecido as efemérides, sendo “o culminar deste grande ano de atividades, a surpresa do Presidente da República atribuindo a Grande Cruz da Ordem do Infante D. Henrique”, destacou António José Simões, em representação do presidente da Câmara Municipal da Sertã.  Esta mostra fica assim “enriquecida com esta última Comenda”, exposta na terra natal do pedagogo e “se dúvidas houvesse, vem reiterar a importância que todo o país, o país oficial e do protocolo deu a esta figura que a todos nos enche do orgulho”, sublinhou.

Uma das Comendas e o Diploma Honóris Causa foram cedidos pelos Jesuítas, a título de empréstimo, para fazer parte desta mostra. A outra comenda foi emprestada pela família do Padre Manuel Antunes. No final regressarão aos Jesuítas e à família.
Colocar estas peças à vista de todos é para a sobrinha Noémia Simões, um motivo de orgulho. Noémia confessa que em vida, infelizmente a maior parte da família não terá tido “a consciência plena de toda a sabedoria, carisma, generosidade e honestidade  do Padre Manuel Antunes”, lamentando tal facto que se deve, segundo a sobrinha, “ao não termos privado com ele”.
A mostra fica patente até dia 15 de fevereiro e poderá ser visitada no horário daquele espaço, às segundas e sábados das 10:30 às 18:00 e de terça a sexta-feira das 10:00 às 18:30.
As condecorações foram atribuídas ao Padre Manuel Antunes, em reconhecimento do seu mérito e contributo para a cultura nacional.

ofertaB baseStandFrigi

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
1984
Ontem
14972
Este mês
288587
Total
26318788
Visitantes Online
7