Imprimir

Os Municípios de Vila de Rei e da Sertã intervencionaram a Ponte da Várzea Carreira, que liga os dois concelhos nas proximidades das aldeias de Cabeça do Poço e Chão da Telha.

A ponte foi alvo de trabalhos de beneficiação, numa obra intermunicipal promovida pelas duas autarquias.
Os trabalhos de melhoramento e beneficiação da ponte incluíram a estabilização dos pilares e o encaminhamento das águas fluviais, mantendo as suas características físicas e estruturais. Para a execução da obra, o Município de Vila de Rei cedeu todos os materiais necessários para a sua execução, enquanto que a autarquia sertaginense providenciou a mão-de-obra necessária.
A Ponte da Várzea Carreira foi, segundo alguns historiadores, construída entre os séculos I e IV, sendo posteriormente reconstruída nos séculos XIII e XIV. Foi, durante muitos anos, a principal ligação entre os Concelhos de Vila de Rei e Sertã, com muitas pessoas e veículos a circularem diariamente. A Ponte da Várzea Carreira é sustentada por seis arcos plenos, que apresentam diâmetros aproximados. Está ainda dotada de “cinco talhamares interrompidos de secção semicircular e situados a montante”, segundo nota do IGESPAR.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
7156
Ontem
21099
Este mês
432516
Total
25054265
Visitantes Online
26