Imprimir

Sertã quer organizar Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva em 2021... Chegou ao fim a segunda edição da competição internacional Aldeias do Xisto - Achigã Challenge com a 5ª e última etapa a ter lugar no Trízio, na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais.

Esta competição foi ganha pela dupla Joaquim Moio e Ângelo Rocha (foto ao lado). Na segunda posição ficaram Fernando Alpalhão e Nuno Miranda e em terceiro lugar a dupla da Sertã Daniel Bento e João Macid (foto em baixo).
De referir que na prova que se realizou Figueiró dos Vinhos a dupla vencedora desta segunda edição apanhou também o maior exemplar com 2,179 kg.
No que respeita à 5ª etapa, no Trízio, sagraram-se vencedores a dupla Fernando Alpalhão e Nuno Miranda, em segundo lugar ficaram Carlos Correia e Carlos Alagoa, que apanharam o maior exemplar com 2,08 Kg, e em terceiro classificaram-se Sérgio Lopes e Patrício Antunes.
Foi o segundo ano que Joaquim Moio participou nesta competição internacional. Ter vencido esta prova reflete o “esforço feito”, disse à Rádio Condestável, destacando “o grande potencial desta bonita zona do país”. Para Ângelo Rocha, chegar aqui só com muito trabalho. “Tem que se investir muito tempo e energia, mas principalmente gosto”, confirmou. Quanto à dupla do concelho sertaginense, a satisfação era notória. Daniel Bento destacou a luta “dura mas que correu sempre bem e é sempre bom para a região uma pessoa da zona ficar no pódio”, considerou. O prémio reflete igualmente “muito trabalho, treino, bem como alguma sorte e azar”, durante a época toda, sustentou.

Perante o cenário do Trízio, Silvestre Pinto, da Federação Portuguesa de Pesca e responsável pela área dos achigãs, confirmou o objetivo de ver crescer ainda mais esta modalidade, e “temos que fazer parcerias com as câmaras, clubes e atletas”, referiu. Devido à situação económica que se vive “o caminho não é fácil” mas “estamos a fazer tudo para atingir o nosso objetivo”, sublinhou.
A prova teve a chancela da ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, e o seu presidente Paulo Fernandes fez um balanço positivo destas “excelentes cinco provas que tiveram este culminar na Sertã”. “É uma aposta para continuar e para ser reforçada no próximo ano”, garantiu, ciente de que a presença destas equipas “ajuda a trazer notoriedade à marca das Aldeias do Xisto e a afirmar um dos recursos mais importantes deste território", ou seja "o potencial hídrico”.

Sertã apresentou candidatura para organizar Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva

O concelho da Sertã tem a ambição de receber, em 2021 o Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva e se, “com esta prova colocamos esta região ainda mais no mapa como um destino nacional de excelência para a pesca de águas interiores, imagine-se se conseguirmos trazer o campeonato do mundo. Significa internacionalizar este destino e era um dos momentos mais relevantes para a marca”, disse Paulo Fernandes.
Estas provas servem assim para “mostrar o que o concelho tem de melhor”, reforçou José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, deixando a confirmação de que o Município já apresentou a candidatura para organizar o referido campeonato em 2021. Se a mesma for aprovada, será uma mais-valia, disse, convencido que “as coisas vão correr bem. Nós temos condições. Podemos ter que investir e fazer alguns acertos, mas estamos disponíveis”, sustentou, reforçando a ideia de que a câmara “tem investido no desporto em geral e queremos investir na pesca em especial”. A candidatura é para a zona do Trízio. A tarefa é difícil mas “nós gostamos de coisas difíceis e de desafios”, aliviou o autarca.

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
10556
Ontem
28660
Este mês
774182
Total
24362788
Visitantes Online
29