Imprimir

Os incêndios de 2017, que também atingiram o concelho de Pampilhosa da Serra, destruíram floresta e muitas casas de primeira e de segunda habitação.

Conhecida que tem sido a luta da câmara para que também as casas de segunda habitação sejam reconstruídas com apoios, o Município vem agora reforçar que “num esforço financeiro exclusivamente da sua responsabilidade, prevê socorrer-se de um mecanismo que está previsto no orçamento de estado (Fundo de Apoio Municipal) que, entre outras áreas de intervenção, estipula o apoio à reconstrução de segundas habitações afetadas pelos incêndios”.
Pampilhosa é pioneiro no desenvolvimento desse processo. “O que está definido no regulamento é que o Município irá contribuir com 40%, a fundo perdido, para um limite máximo de investimento de 80 000€, às pessoas que queiram socorrer-se deste mecanismo, resultando numa alavancagem expressiva por parte do Município, uma vez que não podemos pagar na totalidade”, referiu o autarca.
Uma vez consolidada a escolha, segundo a portaria que foi publicada, relativamente às residências atingidas que serão consideradas de habitação permanente, o referido regulamento carece agora de aprovação em Assembleia Municipal, a realizar no próximo dia 21 de setembro, para que depois possa ser oficialmente aberto o período de candidaturas.
Deste modo, serão consideradas as habitações com consumos registados de água ou luz, excluindo assim todas as habitações que já se encontravam devolutas ou desabitadas. “Para mim e para todo o executivo só era possível endividar o município em causas extremas e é este o caso. Ainda assim, acho fundamental que consigamos atingir o maior número possível de pessoas”, concluiu José Brito.
Desde sempre o Município reconheceu que as casas de segunda habitação continuam a ser o elo de ligação fundamental para que as pessoas continuem a visitar o território.

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
18371
Ontem
23455
Este mês
468947
Total
33166407
Visitantes Online
24