Imprimir

O Município de Proença-a-Nova celebrou um protocolo de colaboração com a Fundação Álvaro de Carvalho, para o cofinanciamento do projeto de inovação social “Dar visão ao interior – região centro”.

No âmbito desta parceria, a 19 de julho foram realizadas 11 cirurgias de cataratas a doentes do concelho de Proença-a-Nova, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa. Os doentes foram recebidos pelos médicos Álvaro Carvalho e António Melo, o oftalmologista que realizou as cirurgias, tendo tido alta no próprio dia, já com “uma nova perspetiva de visão e de melhor qualidade de vida”, de acordo com a descrição da Fundação. O presidente da câmara, João Lobo, “prevê que sejam realizadas até 40 cirurgias de oftalmologia num prazo de 3 anos. Este protocolo inclui-se na estratégia do Município e cuidar dos cidadãos mais vulneráveis e que necessitam de atenção especial, proporcionando assim melhor qualidade de vida”.
A autarquia de Proença irá cofinanciar a implementação deste plano de desenvolvimento até 16 mil euros e irá acompanhar a implementação do mesmo. A seleção dos doentes é feita com base em dois critérios, ou seja, a prioridade clínica e a carência económica, realizada em parceria com a Coordenação do Centro de Saúde de Proença-a-Nova.
A Fundação Álvaro de Carvalho é uma entidade de solidariedade social tem como objetivo desempenhar funções de solidariedade social no âmbito da saúde, prestando cuidados médicos e outras atividades assistenciais do foro preventivo, curativo e de reabilitação, privilegiando os setores mais carenciados da população ou os setores que se encontram socialmente mais excluídos, com especial incidência nas zonas deprimidas do interior do país e dando importância às doenças crónicas, sobretudo do foro oncológico, cardiovascular, hipertensão arterial, diabetes, demências, obesidade, bem como o apoio a idosos e a deficientes.
Esta Fundação já assinou protocolos de colaboração com os Concelhos de Administração das Unidades Locais de Saúde da Guarda e de Castelo Branco, possibilitando desta forma que alguns cuidados médicos sejam prestados nos centros de saúde. Assim, a 19 de maio a Fundação realizou 20 consultas de dermatologia no Centro de Saúde de Proença-a-Nova e outras 20 no Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco. Para este ano estão ainda programadas ações de sensibilização em lares seniores do concelho, orientadas por fisioterapeutas e com o objetivo de prevenir quedas de doentes e/ou utentes, bem como os acidentes de trabalho de quem deles cuida.

CarBus

Av. Dr. Abílio Marçal, Lote 1 B 6100-267 Cernache do Bonjardim

geral@radiocondestavel.pt

Telefone: Geral: 274 800 020

Redacção: 274 800 028/7



Estatísticas

Hoje
1736
Ontem
12298
Este mês
130603
Total
27671820
Visitantes Online
17